São Paulo, segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Rivais na luta por Olimpíada estão à frente

DA REPORTAGEM LOCAL

EUA, Japão e Espanha, que também disputam o direito de abrigar os Jogos-16, já possuem agências nacionais antidoping.
Os EUA, que têm Chicago como candidata, foram o primeiro a criá-la. O país instituiu a Usada em 2000, um ano depois da fundação da Wada (Agência Mundial Antidoping).
Em 2003, a Usada se tornou a agência nacional mais famosa do planeta quando denunciou a existência do THG, droga fabricada especialmente para burlar controles antidoping. O escândalo atingiu a elite do atletismo americano e pôs no ostracismo estrelas como Marion Jones.
O Japão, que tenta emplacar Tóquio como futura sede olímpica, criou sua entidade em 2001. A agência antidoping do país funciona no mesmo local do Instituto de Ciência Esportiva do Japão, em Tóquio. O prédio também abriga o escritório regional da Wada na Ásia.
A Espanha, que tem Madri como candidata , criou a Agência Estatal Antidoping em fevereiro. O órgão é vinculado ao governo federal. (ALF)



Texto Anterior: Por Rio-16, governo centraliza antidoping
Próximo Texto: Impedimento legal divide opinião de especialistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.