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Depois de 12 anos, IRL e Champ Car se unem
EUA voltarão a ter categoria única de monopostos em 08
DA REPORTAGEM LOCAL
Com um comunicado breve,
de apenas cinco linhas, IRL e
Champ Car encerraram ontem
12 anos de separação e anunciaram que a partir deste ano voltam a ser uma única categoria.
Foram anos de negociações e
encontros, que se intensificaram nos últimos meses, e que
culminaram com a assinatura
do acordo entre Tony George,
presidente da IRL, e Gerald
Forsythe e Kevin Kalkhoven,
que presidem a Champ Car.
O fator determinante para a
unificação foi a proposta feita
por George no fim do ano passado, em que ofereceu US$ 1,2
milhão (cerca de R$ 2 milhões)
para as equipes da Champ Car
que quisessem se juntar a sua
categoria. Além disso, prometeu aos dez times fornecer carros e motores de graça para
quem aceitasse a troca.
A cisão ocorreu em 1995,
quando a categoria ainda se
chamava Indy. Após desavenças com a Cart, entidade que
reunia os donos das equipes,
George, então dono do Indianápolis Speedway, resolveu
criar um campeonato paralelo.
Começou com um de apenas
três corridas em 1996 e foi crescendo. Conseguiu acordo com
equipes de peso no automobilismo americano como Penske
e Ganassi e a exclusividade de
usar o Indianapolis Speedway.
Aos poucos, a IRL (Indy Racing League) conquistou o espaço da rival, que teve de decretar falência, foi comprada por
Forsythe e Kalkhoven e passou
a chamar-se Champ Car.
Com a migração dos melhores pilotos, times, fornecedores
e patrocinadores para a categoria de George, a Champ Car
acabou sucateada e sofrendo
com a falta de investimentos.
"Estamos de volta ao futuro",
festejou Derrick Walker, dono
da equipe Walker, que aceitou a
proposta e irá mudar de categoria. "Não vai ser fácil, pois a IRL
é mais evoluída. Mas será
bom", completou o dirigente.
Detalhes sobre a unificação
ainda não foram divulgados.
Não se sabe, por exemplo,
quando começará o campeonato da IRL, que estava previsto
para o dia 29, em Homestead.
Para manter esta data, estuda-se marcar uma sessão de
testes para as novas equipes, já
que os carros das duas categorias são bastante diferentes.
Enquanto os monopostos da
Champ Car usavam motores
turbo da Cosworth, a IRL usa
os aspirados da Honda.
Outra novidade para os pilotos "estreantes" serão os circuitos, já que a IRL, em sua maioria, faz corridas nos ovais.
Os números ainda não foram
anunciados, mas espera-se que
entre seis e dez carros passem
para a categoria de George com
a fusão. Hoje a IRL tem 20 pilotos confirmados, três são brasileiros: Hélio Castro Neves,
Tony Kanaan e Vitor Meira.
Bruno Junqueira e Enrique
Bernoldi correriam na Champ
Car nesta temporada.
Com agências internacionais
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