São Paulo, sábado, 23 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Depois de 12 anos, IRL e Champ Car se unem

EUA voltarão a ter categoria única de monopostos em 08

DA REPORTAGEM LOCAL

Com um comunicado breve, de apenas cinco linhas, IRL e Champ Car encerraram ontem 12 anos de separação e anunciaram que a partir deste ano voltam a ser uma única categoria.
Foram anos de negociações e encontros, que se intensificaram nos últimos meses, e que culminaram com a assinatura do acordo entre Tony George, presidente da IRL, e Gerald Forsythe e Kevin Kalkhoven, que presidem a Champ Car.
O fator determinante para a unificação foi a proposta feita por George no fim do ano passado, em que ofereceu US$ 1,2 milhão (cerca de R$ 2 milhões) para as equipes da Champ Car que quisessem se juntar a sua categoria. Além disso, prometeu aos dez times fornecer carros e motores de graça para quem aceitasse a troca.
A cisão ocorreu em 1995, quando a categoria ainda se chamava Indy. Após desavenças com a Cart, entidade que reunia os donos das equipes, George, então dono do Indianápolis Speedway, resolveu criar um campeonato paralelo.
Começou com um de apenas três corridas em 1996 e foi crescendo. Conseguiu acordo com equipes de peso no automobilismo americano como Penske e Ganassi e a exclusividade de usar o Indianapolis Speedway.
Aos poucos, a IRL (Indy Racing League) conquistou o espaço da rival, que teve de decretar falência, foi comprada por Forsythe e Kalkhoven e passou a chamar-se Champ Car.
Com a migração dos melhores pilotos, times, fornecedores e patrocinadores para a categoria de George, a Champ Car acabou sucateada e sofrendo com a falta de investimentos.
"Estamos de volta ao futuro", festejou Derrick Walker, dono da equipe Walker, que aceitou a proposta e irá mudar de categoria. "Não vai ser fácil, pois a IRL é mais evoluída. Mas será bom", completou o dirigente.
Detalhes sobre a unificação ainda não foram divulgados.
Não se sabe, por exemplo, quando começará o campeonato da IRL, que estava previsto para o dia 29, em Homestead.
Para manter esta data, estuda-se marcar uma sessão de testes para as novas equipes, já que os carros das duas categorias são bastante diferentes.
Enquanto os monopostos da Champ Car usavam motores turbo da Cosworth, a IRL usa os aspirados da Honda.
Outra novidade para os pilotos "estreantes" serão os circuitos, já que a IRL, em sua maioria, faz corridas nos ovais.
Os números ainda não foram anunciados, mas espera-se que entre seis e dez carros passem para a categoria de George com a fusão. Hoje a IRL tem 20 pilotos confirmados, três são brasileiros: Hélio Castro Neves, Tony Kanaan e Vitor Meira.
Bruno Junqueira e Enrique Bernoldi correriam na Champ Car nesta temporada.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Stock car: Antidoping será obrigatório a partir deste ano
Próximo Texto: Motor: Três senhoras cubanas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.