São Paulo, segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Boxe é último tabu feminino em competição

DA REPORTAGEM LOCAL

O boxe é hoje a única modalidade olímpica exclusivamente masculina. Para alterar isso, a Aiba (Associação Internacional de Boxe) aprovou, na última quarta, a proposta de inclusão do feminino em Londres-12.
"É decisão crucial para o desenvolvimento do boxe feminino", disse Ching Kuo Wu, presidente da Aiba. "A Aiba mostrou que apoia a inclusão das mulheres e agora trabalharemos duro para que essa proposta não seja rejeitada pelo COI."
A proposição já ganhou apoio dos organizadores de Londres. O projeto será votado em assembleia do COI, em outubro, em Copenhague, na Dinamarca, no mesmo evento que escolherá a sede dos Jogos de 2016 -o Rio é uma das candidatas.
Mas a propalada igualdade dos sexos em Londres também abarcaria maior número de disciplinas para os homens.
Tessa Jowell, secretária de Estado do Reino Unido para a Olimpíada, defende a inclusão de provas masculinas de nado sincronizado e ginástica rítmica, competições que hoje são exclusivamente femininas.
A Federação Internacional de Natação, porém, não prevê a inclusão dos homens no nado sincronizado. "O problema da total igualdade entre homens e mulheres é muito complexo e se relaciona com as características de cada esporte e o nível de desenvolvimento de cada federação internacional", explica Cornel Marculescu, diretor- -executivo da Fina. (ALF)


Texto Anterior: Londres-12 prega igualdade de sexos
Próximo Texto: Paraolímpico: Homens têm provas exclusivas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.