São Paulo, quarta-feira, 23 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Uefa negocia em bloco direitos de TV de seleções europeias

DE SÃO PAULO

Em seu novo mandato na Uefa, entidade que rege o futebol europeu, o presidente Michel Platini negociará em conjunto os direitos de TV das seleções do continente para partidas da Eurocopa e das eliminatórias da Copa.
Por aclamação, o dirigente francês foi reeleito ontem para dirigir a entidade até 2015.
Um dos seus projetos é aumentar a importância das partidas das seleções em relação às dos clubes, o que explica a negociação unificada dos direitos de transmissão.
"Continuo muito surpreso por ter ouvido dois jogadores dizer que preferem ganhar a Copa das Campeões do que a Copa do Mundo", declarou Platini, que ainda ressaltou que nunca pensaria dessa forma enquanto jogava.
"Temos que fazer algo. Isso não é bom para o futebol", acrescentou o francês.
O dirigente obteve a assinatura de 53 federações em um acordo para dar à Uefa a prerrogativa de negociar os direitos de TV para a Eurocopa-2016 e as eliminatórias da Copa do Mundo-2018.
Seu objetivo é que países menores tenham mais oportunidades de se desenvolver.
Outra medida é aumentar o número de seleções na Euro, que deve saltar de 16 para 24. "Temos bastante qualidade para isso", falou Platini.
O fortalecimento das seleções também serve para minimizar o peso dos clubes mais ricos, objetivo central de Platini em seu primeiro mandato. O dirigente disse que se manterá forte na fiscalização das finanças desses times e que quer a exclusão de equipes endividadas.
A reeleição por aclamação de Platini para dirigir a Uefa o fortalece para concorrer à presidência da Fifa em 2015.
"Nos veremos em três anos e lhe direi", declarou o ex-jogador depois de ser questionado por um jornalista sobre sua futura candidatura para comandar a entidade que governa o futebol mundial.


Texto Anterior: Tite testa time inédito antes do clássico
Próximo Texto: Libertadores: Flu decide seu destino em campo e no banco
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.