São Paulo, quinta-feira, 23 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parceria campeã da F-1 expõe desgaste

Mercedes critica parceira McLaren, que ainda não subiu ao pódio em 2009

Campeão Lewis Hamilton tem início de temporada decepcionante, e melhor posição foi o quinto lugar de Heikki Kovalainen, na China

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A SAKHIR

Foram apenas oito pontos em três corridas e nenhum pódio até agora. O bastante, porém, para causar desgaste entre a McLaren e a Mercedes, parceria que entra na 15ª temporada.
Mesmo que de maneira sutil, Norbert Haug, homem forte da montadora, começou a cutucar a equipe, cobrando melhor desempenho -com apresentações decepcionantes do campeão Lewis Hamilton, a melhor colocação do time até agora foi o quinto lugar de Heikki Kovalainen na China, no domingo.
"Se tudo estivesse funcionando como nosso Kers e nosso motor têm funcionado, estaríamos lutando pelo título", declarou Haug, sobre o sistema de recuperação de energia usado pela McLaren, que é desenvolvido pela montadora alemã.
No Bahrein, onde no próximo domingo haverá a quarta etapa da F-1, a equipe espera melhor resultado -na próxima madrugada acontece o primeiro treino livre. Em tese, o circuito favorece os carros que usam o Kers porque tem retas longas. "Podíamos ter feito um trabalho melhor na aerodinâmica", disse o dirigente, ressaltando que não criticava o time.
Assim como a Ferrari, a McLaren argumenta que o mau começo se deve ao fato de ter "perdido" muito tempo em 2008 focada na luta pelo título entre Hamilton e Felipe Massa. E, como em 2009 as equipes começaram seus modelos do zero, já que as mudanças de regras foram radicais, pouco do carro de 2008 pôde ser usado.
Para piorar, o time revelação, a Brawn GP, também usa os motores da Mercedes. Ao contrário da McLaren, porém, não ostenta o símbolo da montadora no bico do carros -a Force India também compra os propulsores e não exibe a marca.
Mas, apesar da "inversão de papéis" entre Brawn e McLaren, que ocupam o primeiro e o quarto lugar no Mundial de Construtores, Haug não pedirá que o time de Ross Brawn passe a usar o símbolo da Mercedes.
"Pareceria oportunista", diz, ressaltando que a McLaren pediu "carência" de até seis GPs para melhorar o desempenho.
Coincidência ou não, o novo modelo de passeio da McLaren, projeto chefiado por Ron Dennis, não terá motores Mercedes -a McLaren não informou quem fará os propulsores do carro que será lançado em 2011.


NA TV - Treino do GP do Bahrein Sportv, ao vivo, às 4h de amanhã


Texto Anterior: Fim de equipe feminina de vôlei cria uma legião de "órfãos" em Osasco
Próximo Texto: Nelsinho: Piloto terá difusor usado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.