São Paulo, quarta-feira, 23 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maradonas do Brasil sofrem pelo original

Graças ao sucesso do craque na década de 80, país tem seus próprios "argentinos"

MARCEL MERGUIZO
DE SÃO PAULO

- Alô, Maradona?
- Sim.
- Diego Maradona?
- Sim. Quem tá falando?
(E o telefone é desligado).
- Alô, Diego, por favor...
- É trote! Eu sei...
(E outra ligação perdida).
Assim, na terceira tentativa, Diego Maradona dos Santos Costa, 26, acredita que o telefonema da reportagem não era trote de um amigo.
É a sina de quem tem um xará tão famoso. Mas não foi por falta de aviso do cartório de Salesópolis (SP). O pai, Otávio, havia apostado com os amigos na Copa de 82, quando Maradona foi expulso contra o Brasil, em jogo que eliminou a Argentina.
Quando foi registrar o primeiro filho como Diego Maradona, porém, o cartório não aceitou. No máximo poderia ser Diogo, nome português, alegou-se. Ele insistiu, pagou a aposta, conseguiu.
"Hoje eu gosto, ainda mais em época de Copa. E torço pela Argentina até pegar o Brasil. Não gosto do Dunga, mas sou Brasil", afirma o Diego Maradona de Salesópolis.
Se os pais gostam, as mães desaprovam. "O pai foi ao cartório sozinho. Só depois vi aquele nome estranho. Eu tinha raiva", conta Joanira Feitosa, viúva de Francisco e mãe de Maradona. Só Maradona, sem Diego. Maradona Feitosa Alexandre, 29.
O Maradona da Vila Nova Cachoeirinha, em São Paulo, nasceu em 1981, e sofre desde os tempos de colégio. "Ficam assustados, não acreditam, pedem até RG", lembra.
Nascido após a conquista argentina na Copa de 86, o alagoano Diego Maradona Barros Gomes, 23, conta que até o sogro faz piadas com ele. "Ele diz: "Esse é o meu genro, Diego Maradona, torce pra Argentina. Tem até o Che Guevara no braço". Fica difícil gostarem de mim", lamenta o estudante de direito.

FOLHA.COM
Leia mais histórias de Maradonas em
folha.com/es754507


Texto Anterior: Reservas argentinos se mostram falhos
Próximo Texto: Tem quem goste
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.