São Paulo, sábado, 23 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

longe

Sempre com fortíssima concorrência na Ferrari, Massa nunca teve desempenho tão abaixo do de um companheiro de equipe como contra Alonso

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A NURBURGRING

Michael Schumacher, sete vezes campeão. Kimi Raikkonen, campeão. Fernando Alonso, duas vezes campeão.
A vida de Felipe Massa na Ferrari nunca foi fácil. Desde sua estreia como piloto titular da escuderia de Maranello, em 2006, o brasileiro sempre teve de encarar uma forte concorrência interna.
Mas nunca teve um desempenho tão inferior ao de seu companheiro em classificações e corridas como nas últimas duas temporadas da F-1, período em que compartilha a garagem com Alonso.
Em 28 GPs como colega do espanhol, Massa só conseguiu batê-lo em quatro treinos de classificação e em oito corridas. Ou seja, o brasileiro só foi superior a Alonso em 28,5% das provas e em 14,2% das classificações que disputaram pelo time italiano.
O desempenho do vice- -campeão de 2008 em treinos classificatórios, aliás, que sempre foi um de seus pontos fortes, caiu muito. Tanto que, neste ano, Massa é o único piloto do grid que jamais conseguiu largar à frente de seu companheiro de equipe.
Hoje, a partir das 9h (de Brasília), o brasileiro terá mais uma chance para tentar superar Alonso na sessão que define o grid de largada para o GP da Alemanha.
"O Fernando foi melhor na maior parte das classificações, apesar de eu achar que cresci um pouco nas últimas corridas. Mas é uma coisa que preciso trabalhar mais", reconheceu Massa.
O que surpreende é que, mesmo quando estreou na escuderia mais tradicional da F-1 e ao lado de Schumacher, o maior recordista da história, Massa conseguia ter um rendimento melhor.
Ao lado do heptacampeão, que tornou-se uma espécie de mentor, chegou a vencer duas corridas. Desde que divide o time com Alonso, jamais triunfou. Pior, um ano atrás, teve de ceder a vitória na Alemanha ao espanhol.
Apesar de ter feito menos corridas como companheiro de Schumacher, proporcionalmente o desempenho de Massa foi superior ao de agora. Superou o piloto alemão em 27,7% das classificações e em 29,4% das provas.
Com Raikkonen, que chegou à Ferrari em 2007, o brasileiro viveu seu melhor período na escuderia. Mesmo tendo visto o finlandês ser campeão em seu ano de estreia no time, Massa lutou pelo título em 2008 e venceu nove corridas no período.
Ele foi o único companheiro superado por Massa. Nas 44 provas que fizeram, o brasileiro foi melhor em 54,7%. Em classificações, Massa levou a melhor em 56,8%.
"É impossível comparar os três. Todos são muito bons, mas cada um tem seu jeito", declarou Massa. "O Fernando é muito rápido, agressivo e experiente. Um piloto extremamente forte."

NA TV
Treino de classificação do GP da Alemanha
9h Globo




Texto Anterior: José Roberto Torero: Americano e mineiro
Próximo Texto: Espanhol prevê ficar atrás da Red Bull
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.