UOL


São Paulo, sábado, 23 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

De volta à "realidade", Parreira chama cinco jogadores do time italiano

Milan é base do Brasil para a estréia nas eliminatórias

Felipe Varanda/Folha Imagem
Parreira, ao lado de Zagallo, anuncia a convocação de 14 jogadores que jogaram a Copa-2002


SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

Depois de sete meses de experiências, o técnico da seleção brasileira, Carlos Alberto Parreira, optou pela ""realidade" ao convocar 14 pentacampeões para os dois primeiros jogos da equipe nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2006, em setembro.
Cinco (Dida, Cafu, Roque Júnior, Rivaldo e Kaká) defendem o Milan, campeão europeu. "Quando convoco, não penso nos clubes. A seleção é feita e composta pelos melhores", declarou.
Da lista, formada por 17 atletas que atuam no exterior e anunciada ontem no Rio, só três não disputaram o Mundial. "Não é hora de surpresa. É hora de realidade, de fatos concretos", disse Parreira, sobre a falta de novatos.
A estréia da seleção será contra a Colômbia, em Barranquilla, no dia 7. Depois, a equipe enfrenta o Equador, no dia 10, em Manaus.
Parreira afirmou que escolheu os pentacampeões por causa da experiência do grupo.
"As dificuldades vão ser enormes no início das eliminatórias. Vamos ter somente dois dias inteiros de treinos. Eles não vão estar na melhor forma física e técnica porque estão no início da temporada. Por isso, a experiência e a qualidade dos atletas serão muito importantes", disse o técnico, que levou uma seleção de jovens talentos para a Copa das Confederações e caiu na primeira fase.
Para evitar o sofrimento ocorrido nas duas últimas edições das eliminatórias disputadas pela seleção, Parreira afirmou que vai exigir a vitória dos jogadores desde a estréia em Barranquilla.
"Sei como é difícil uma eliminatória. Teremos que ter seriedade desde o início para evitar passar pela pressão que sofremos nas últimas vezes", declarou o técnico, que manterá Cafu como capitão.
Parreira disse não acreditar que a Colômbia surpreenderá taticamente. Na última quarta-feira, nos EUA, ele assistiu ao amistoso entre colombianos e a Eslováquia.
"A viagem valeu muito. Apesar de a Colômbia não ter contado com todos os titulares, não teremos surpresa no lado tático", acredita o técnico.
Para completar a lista, o técnico vai chamar na terça-feira cinco jogadores que atuam no país. Assim, alguns atletas nem poderão ficar no banco, já que só é aceita a inscrição de 18 atletas.
Os meias Alex, do Cruzeiro, e Diego, do Santos, deverão ser chamados. O atacante Robinho, do Santos, também. Os três foram lembrados ontem por Parreira. O goleiro Júlio César, do Flamengo, e o atacante Luis Fabiano, do São Paulo, estão cotados.
A seleção inicia os treinamentos para a partida contra a Colômbia no dia 2, em Teresópolis, na região serrana do Rio.


Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Rivaldo segue na equipe titular
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.