São Paulo, domingo, 23 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corinthians tenta, em casa, ratificar seu renascimento

Mano Menezes aponta recuperação do time no Nacional, mas pede sequência maior de triunfos para falar em título

Diante do Botafogo, hoje, equipe pode contar com a volta de Marcelo Oliveira na luta para obter sua terceira vitória seguida no Brasileiro

PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Corinthians, que foi dado como fora da disputa pelo título por seu próprio técnico, reagiu. E passou a frequentar a parte de cima da tabela do Brasileiro.
Mas, para Mano Menezes, o time precisa mais do que duas vitórias seguidas para voltar a almejar um lugar entre os favoritos à taça. Nas palavras do técnico, precisa provar que está numa "retomada confiável".
A prova começa pela partida de hoje, às 16h, contra o Botafogo, no estádio do Pacaembu.
Um triunfo fará os corintianos repetirem seu melhor momento no Nacional, quando, logo após a conquista da Copa do Brasil, engataram uma sequência de três vitórias no campeonato, contra Sport (4 a 3), Cruzeiro (2 a 1) e Vitória (2 a 1).
Para Mano, as últimas duas apresentações do time demonstram melhora no desempenho, mas não são suficientes para considerar que a equipe já se reestruturou a ponto de poder pensar na liderança.
"Melhoramos de rendimento, mas o conjunto de jogos ainda é pequeno. Precisamos de mais tempo para acusarmos uma recuperação", avalia.
Por enquanto, na opinião do técnico, o Corinthians só interrompeu o mau momento. "Estávamos aceitando as dificuldades e precisávamos dar uma resposta. Foi o que o time fez."
A relutância de Mano em decretar uma reação concreta, que poderia ser considerada precoce -há duas semanas, ele dissera que precisaria de um mês para remontar o time-, é explicada pelo déficit causado na má fase corintiana, quando ficou cinco jogos sem vencer.
"Deixamos de pontuar numa sequência grande de jogos. Isso nos causou uma defasagem que agora tentaremos minimizar."
Comparadas com as declarações de alguns jogadores, que começaram a falar em título de novo após a vitória contra o Inter, as palavras de Mano são mais suaves. Mas já revelam uma ponta de otimismo.
Após a derrota para o Flamengo, Mano disse que não dava mais para o Corinthians almejar o primeiro lugar. "Mas a questão de jogar a toalha não fui eu quem falou. Eu só falei que aquele momento técnico não nos permitia falar [em conquista de título do Brasileiro]."
Para hoje, Mano Menezes se contenta ao menos com a perspectiva de sanar o problema da lateral esquerda, crônico desde a saída de André Santos. Marcelo Oliveira, o substituto natural na posição, voltou a treinar após longo período contundido e pode ser escalado hoje.
Outro que pode retornar é o atacante Souza. "Mas, se um começar jogando, o outro não começa", esclareceu Mano.


NA TV - Corinthians x Botafogo
Band (para RJ) e Globo (menos SP), às 16h, ao vivo



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Técnico pede mais tempo para treinar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.