São Paulo, quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obama e Lula escrevem para os eleitores

DA REPORTAGEM LOCAL

Por meio de uma carta, o presidente dos EUA, Barack Obama, tenta convencer os membros do COI a votar em Chicago para ser a sede dos Jogos-2016. O documento é datado de 10 de setembro, mas só foi divulgado ontem.
Ainda é incerta a presença do político em Copenhague, quando será decidida a sede olímpica, em 2 de outubro.
A princípio, Obama declarou que não iria e até "escalou" a primeira-dama, Michelle. Mas, nos últimos dias, foram feitos preparativos para uma possível viagem dele.
Na carta, que tem 338 palavras, Obama diz que Chicago "é desenhada para sediar celebrações globais e vai oferecer uma experiência olímpica espetacular para todos".
Na semana passada, o presidente americano também ligou para o mandatário do COI, Jacques Rogge, para ratificar seu apoio à candidatura de seu país. Sua carta foi enviada aos cerca de cem membros do COI que terão poder de votar na sede olímpica na Dinamarca.
"Eu, profundamente, aprecio o trabalho do Movimento Olímpico e desejo expressar meu forte apoio para Chicago-2016", afirmou em certo trecho da carta. "Como presidente, vejo a Olimpíada de 2016 como uma oportunidade extraordinária para a América renovar nossos laços de amizade e receber o mundo de braços abertos."
Obama também deixou claro que seu governo apoia institucionalmente os Jogos em Chicago. Só a prefeitura da cidade americana assinou a garantia financeira de cobrir deficit do comitê de organização da Olimpíada.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também mandou carta aos membros do COI, em 15 de setembro.
No documento, o presidente brasileiro afirmou que a candidatura do Rio de Janeiro "carrega a esperança da juventude do país, e certamente da juventude da América do Sul, de aproveitar o duradouro legado dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos pela primeira vez."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Briatore quer ir à Justiça contra seu banimento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.