São Paulo, domingo, 23 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Decisão há 6 anos originou a Copa João Havelange

DA REPORTAGEM LOCAL

A prática de mudar pontos em ritmo alucinante é recente, mas o STJD tem largo histórico de decisões polêmicas.
A mais famosa delas criou o maior monstrengo da história do Brasileiro. Em 1999, ao tirar pontos do São Paulo e dá-los a Botafogo e Inter, o que decretou o rebaixamento do Gama, o tribunal acendeu o estopim para a virada de mesa que criou a Copa João Havelange, o único Nacional em que mais de cem times disputaram o título.
Decisões disciplinares também geraram imensa polêmica. Em 1997, o então vascaíno Edmundo foi expulso no primeiro jogo da final contra o Palmeiras. O STJD se reuniu bem mais rápido do que o normal para julgar o atacante, que acabou absolvido e entrou em campo no segundo jogo.
O Vasco, aliás, tem uma série de decisões em que saiu vitorioso no tapetão. Em 2002, o time escalou um jogador que estava suspenso contra o CSA, pela Copa do Brasil.
Clubes que na mesma época fizeram isso perderam cinco pontos, o que causaria a eliminação do Vasco. Mas o STJD isentou de culpa o time carioca, que também saiu ileso dos incidentes na final da Copa João Havelange. (PC)


Texto Anterior: No exterior, tribunais são mais contidos
Próximo Texto: Futebol: Entristecido com Parreira, Rivaldo quer vaga na Copa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.