São Paulo, domingo, 23 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

XADREZ

País tenta primeiro presidente de federação internacional em oito anos

Brasil sonha comandar tabuleiro

TALES TORRAGA
DA REPORTAGEM LOCAL

Um aposentado amazonense de 57 anos vai concorrer à presidência da Federação Internacional de Xadrez (Fide) em 5 de junho do ano que vem, em Turim (Itália). Lincoln Lucena, que tentou o cargo pela primeira vez em 1986, lançou sua recente candidatura com uma meta agressiva: combater o "jogo sujo" que, segundo ele, domina o xadrez desde os anos 80.
Em caso de eleição, Lucena se tornará o primeiro brasileiro a presidir uma federação internacional de peso desde 1998, quando João Havelange foi sucedido na Fifa pelo suíço Joseph Blatter. A Fide foi criada em 1924 e conta hoje com 161 países afiliados -a Fifa, por exemplo, tem 207.
Enxadrista de resultados modestos, Lucena, radicado em Brasília há 41 anos, criticou o hoje presidente da Fide, Kirsan Ilyumzhinov, ex-líder da Kalmikia, região russa com população budista. "Ele é um fantoche do Florencio Campomanes [filipino que presidiu a Fide de 1982 a 1995]", falou. Em 1996, Ilyumzhinov atropelou outro brasileiro, Jaime Sunye Neto, no caminho ao poder.
Dono de relacionamento estreito com Saddam Hussein, Ilyumzhinov foi acusado, em 1998, de participação no assassinato do editor de um jornal de oposição na Kalmikia. Ele declarou que vai tentar reeleição em 2006 -as inscrições serão feitas só em março.
Lucena, que na eleição de 1986 recebeu apoio de Garry Kasparov, diz contar agora com o incentivo de Silvio Danailov, empresário do novo campeão do mundo, o búlgaro Veselin Topalov, 30.
Uma das principais diretrizes de Lucena tem traços de utopia: trazer as sedes da Fide -hoje na Kalmikia e em Lausanne- para Brasília. "Já conversei com o Agnelo Queiroz. Quero agora marcar um encontro com Lula."
Taxado de aventureiro em 86, mesmo sendo recebido por José Sarney, Lucena garante não se importar com as renovadas críticas: "Vou para Cuba e China para formar minha chapa eleitoral", disse.


Texto Anterior: Laís desafia campeã para igualar Daniele
Próximo Texto: Futebol - Tostão: Bom e mau humor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.