São Paulo, domingo, 23 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

MEMÓRIA

Estádio abrigou lances notáveis de Pelé em 70

DO ENVIADO A GUADALAJARA

Na Copa do Mundo de 70, o Brasil ganhou os seis jogos que disputou, cinco deles no Jalisco. Só a final, contra a Itália (4 a 1), foi no estádio Azteca, na Cidade do México, capital do país.
No estádio para cerca de 60 mil torcedores, Pelé fez algumas das mais antológicas jogadas de sua vida. Foi no Jalisco que o camisa 10 tentou fazer um gol do meio de campo no jogo contra a Tchecoslováquia. O Brasil venceu por 4 a 1.
Quem se consagrou embaixo de uma das traves do Jalisco foi o goleiro inglês Gordon Banks ao defender uma cabeçada de Pelé, salvando a bola sobre a linha, na derrota inglesa por 1 a 0.
Na baliza do outro lado do campo, outro gol perdido por Pelé ficou famoso mundialmente. Lá, ele passou pelo goleiro uruguaio Mazurkiewicz com um drible da vaca, sem tocar na bola, mas errou o gol ao concluir. O Brasil venceu aquela semifinal por 3 a 1.
A seleção brasileira ficou hospedada em Guadalajara, em 1970, em um hotel que não existe mais. Em uma das reformas, uma parede com autógrafos dos tricampeões mundiais foi retirada. O Suites Caribe, local da concentração brasileira, mudou de nome, de dono e não é mais famoso.
Na Copa de 1986, o Brasil voltou a se concentrar e jogar todas as partidas em Guadalajara. Foram quatro vitórias no Jalisco e um empate, este contra a França, quando a seleção foi eliminada nos pênaltis. (MM)



Texto Anterior: Memórias de Jalisco
Próximo Texto: Comitê organizador afirma que logística impediu Jogos no local
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.