UOL


São Paulo, domingo, 23 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OLIMPÍADA

Trajeto brasileiro de artefato que abrirá Atenas-2004 inclui somente locais distantes de pontos degradados

Tocha vai percorrer só "Rio Maravilha"

EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

Antes de abrir os Jogos de Atenas no próximo ano, a tocha olímpica permanecerá no Rio durante dois dias, período no qual cumprirá percurso turístico e passará pelas mãos de 500 brasileiros, segundo explica à Folha Cesar Maia (PFL), prefeito do Rio.
""Nossa idéia é que atletas de todas as modalidades esportivas carreguem a tocha. No fim, estamos planejando um grande show no aterro [do Flamengo] que fechará o evento", afirmou Maia.
A princípio, a rota carioca tem seu início no Maracanã, passando pelo Jardim Botânico, praia do Leblon, Lagoa, praias de Ipanema, Copacabana, Botafogo e termina no aterro do Flamengo.
Conforme é praxe das cidades que recepcionam a tocha, foi planejado um caminho turístico.
Somente em alguns pontos, entre o Maracanã e o Jardim Botânico, as favelas estarão visíveis, mas ainda assim permanecerão distantes. O trajeto tampouco contempla o centro decadente, marca das grandes cidades brasileiras.
O prefeito acrescentou que o processo seletivo terá início na próxima quarta, após realização de evento referente à tocha, previsto para às 12h, no Planetário.
No mesmo dia, porém mais cedo, na Grécia, também acontece um outro anúncio relativo à tocha, com a participação da presidente do comitê organizador dos Jogos de Atenas-2004, Gianna Angelopoulos-Daskalaki, e do presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge.
Só depois disso o COB estaria autorizado a divulgar detalhes da tocha, como o perfil dos candidatos a carregá-la nas ruas cariocas.
O itinerário internacional da tocha levará 35 dias e cobrirá 27 cidades -passagens por Índia e Turquia também eram consideradas-, antes de retornar à Grécia para a etapa final. Esta será concluída dia 13 de agosto quando será usada para acender a pira do Estádio Olímpico de Atenas.
A organização estima que no total 10 mil pessoas carregarão a tocha olímpica: 3.500 na etapa internacional e 6.500 na Grécia. Em média, cada pessoa deve levá-la por entre 300 e 500 metros.
O Rio foi selecionado como a única cidade da América do Sul a integrar a rota por ""representar o maior país do continente, com uma rica história esportiva", conforme justificou, via e-mail, a organização de Atenas-2004.
No itinerário da tocha estão cada uma das cidades que recepcionou uma edição da Olimpíada, bem como Pequim, que organizará os Jogos de 2008. Também serão contemplados Cairo, no Egito, cobrindo o norte da África e o Oriente Médio, Cidade do Cabo, representando o sul da África, Nova York, onde está localizada a sede das Nações Unidas, Lausanne, que abriga o COI, e Nicosia.
O critério para a seleção das cidades foram: localização, infra-estrutura, importância cultural, a mobilização de seus comitês olímpicos nacionais e governos e também a aprovação do COI.


Texto Anterior: Futebol: Liga americana negocia novas franquias
Próximo Texto: Saiba mais: Protótipo teve como inspiração folha de oliva
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.