UOL


São Paulo, domingo, 23 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Protótipo teve como inspiração folha de oliva

DA REPORTAGEM LOCAL

O modelo atual da tocha olímpica foi inspirado em uma folha de oliva, conhecida internacionalmente como um símbolo de paz. ""O processo de produção da tocha levou nove meses. Quis que ela levasse mensagem de paz ao mundo", explica Andreas Varotsos, idealizador da tocha, à Folha.
Nas Olimpíadas da Era Moderna, a tocha é acesa na antiga Olímpia, na Grécia, e percorre cidades e vilarejos gregos antes de ir ao país-sede dos Jogos. Esse costume foi reativado em Berlim-36.
A chama da tocha era um símbolo da Olimpíada da Antiguidade. Peças do ano 430 a.C. contam que os atletas costumavam disputar corridas nas quais cada competidor empunhava uma tocha apagada. O vencedor, assim que cruzava a linha de chegada, acendia a tocha numa pira e a erguia triunfalmente, para comemorar o feito. (EO)

Texto Anterior: Olimpíada: Tocha vai percorrer só "Rio Maravilha"
Próximo Texto: Campanha viu promessa de turnê
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.