São Paulo, domingo, 23 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro vive seu domingo de finais

Cinco dos seis jogos desta tarde podem promover alterações importantes no topo ou no pé da classificação do Nacional

Líder, São Paulo enfrenta desespero vascaíno no Rio de olho no confronto do vice-líder Grêmio contra o apático Vitória em Salvador

Ricardo Nogueira/Folha Imagem
O atacante Borges, artilheiro do São Paulo no Brasileiro, alonga em treino para o jogo com o Vasco, no Rio

RODRIGO BUENO
TONI ASSIS DA REPORTAGEM LOCAL


O domingo mais decisivo do Campeonato Brasileiro até agora. O dia que fará a diferença no final das contas. É com esse pensamento que os cinco times com chances de conquistar o Nacional e de garantir uma vaga na próxima Libertadores da América vão a campo hoje.
A 36ª rodada, a antepenúltima, pode trocar o líder da disputa e tende a mudar a configuração do G4. Isso sem falar na luta contra o descenso -o Ipatinga pode virtualmente ser o primeiro rebaixado para a Série B hoje caso perca para o Palmeiras no Parque Antarctica e o Vasco derrote o líder São Paulo em São Januário, no Rio.
O jogo apontado como o mais complicado para o atual bicampeão nacional até o final da disputa é a grande aposta do Grêmio para voltar ao topo da tabela. A equipe gaúcha encara um Vitória sem grandes pretensões no Barradão, em Salvador, e aposta ao menos num empate são-paulino hoje para assumir o primeiro posto -se empatar em pontos com o São Paulo, liderará por ter mais vitórias.
Um duelo direto entre concorrentes à Libertadores acontece no Mineirão: Cruzeiro e Flamengo podem sair da rodada sem chances matemáticas de título, e o time mineiro quer aproveitar a condição de mandante para se firmar na zona de classificação à Libertadores.
A equipe carioca, que começa a rodada em terceiro lugar, fala em título ainda. Porém pode terminar o dia fora do G4.
A esperada vitória do Palmeiras em casa diante do lanterna, além de aliviar a crise no time de Vanderlei Luxemburgo, levaria o time paulista a 64 pontos e deixaria ou Cruzeiro ou Flamengo para trás a duas rodadas do término da disputa.
A expectativa mais uma vez é de uma rodada com bom público, especialmente nos duelos envolvendo times que lutam pelo título. E, para animar mais o dia, os principais jogos acontecerão simultaneamente -os quatro times mais bem colocados na tabela jogam às 17h.
Nas duas últimas rodadas, todos os jogos acontecerão nos mesmos dia e horário. Mas, especialmente no topo da tabela, é mais difícil imaginar mudanças depois das partidas de hoje.
O último confronto entre integrantes do G5 é hoje. E os maiores obstáculos de São Paulo e Grêmio, os clubes que estão mais vivos na luta pela taça, também serão atração à tarde.
O time do Morumbi, que almeja um inédito tricampeonato genuíno, pode tanto dormir hoje cinco pontos à frente do vice-líder como pode ter pesadelos por ficar um ponto atrás da equipe de Celso Roth.
Dos seis jogos que acontecem hoje pelo campeonato, apenas um não tem equipes lutando por postos importantes: Sport x Atlético-MG. Internacional x Fluminense não anima o time da casa, finalista da Copa Sul-Americana, mas pode salvar o Fluminense do risco de descenso e jogá-lo na zona de classificação para a Sul-Americana.
Em cima e embaixo na tabela, o mais equilibrado Brasileiro da era dos pontos corridos pode, enfim, ficar desequilibrado.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Libertadores: Times do país esperam herdar vagas de clubes peruanos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.