São Paulo, segunda-feira, 24 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI

O desafio

CIDA SANTOS
COLUNISTA DA FOLHA

Faltam seis rodadas para o fim da fase de classificação da Superliga e a grande pergunta é a seguinte: será que alguma equipe vai conseguir vencer o Rio de Janeiro? Em dez jogos, o time de Fernanda Venturini é o único invicto: perdeu apenas três sets.
O Osasco, que teria mais condições de derrotar o Rio, ainda não conseguiu acertar a levantadora.
Você sabe: um grande time começa por uma grande levantadora. E esse é o maior diferencial da equipe carioca. Fofão, a única brasileira nessa posição que poderia rivalizar com Fernanda, está na Itália. Ficou um torneio só de uma grande levantadora. O time ainda pode até dar uma vacilada, que faz parte do jogo, mas dificilmente perderá o título.
Está certo que o Rio de Janeiro, além de ter Bernardinho como técnico, está com um time redondinho e com dois grandes destaques: a ponteira Sassá, com uma regularidade impressionante, e a central Fabiana, que, a cada jogo mais segura, está dando show no meio. Fabiana, 20 anos e 1,93 m, tem aquele biótipo de cubana que tanto faz falta ao vôlei brasileiro.
Mas nas últimas rodadas a surpresa está sendo mesmo o valente Pinheiros. O clube tem tradição de formar equipes com muito volume de jogo. É o chamado time chato de se enfrentar: a bola demora a cair no chão. As atacantes adversárias têm que ter paciência. E o time desta temporada, dirigido por Cláudio Pinheiro, segue essa característica.
A equipe tem Michelle, uma líbero esforçada. Para melhorar, o técnico escolheu uma levantadora habilidosa, Fernandinha. Outro destaque é a ponteira e revelação Mari Hellen.
Quem acompanhou o jogo de sábado contra o Minas viu uma grande apresentação de Mari Hellen, 21 anos e 1,78 m. Apesar de um tanto baixa para os atuais padrões do vôlei, ela compensa essa desvantagem com muita impulsão. Na vitória por 3 sets a 2 sobre o Minas, a senha era bola para Mari Hellen. Ela fez 31 pontos e, merecidamente, foi eleita a melhor jogadora em quadra.
Com o resultado positivo sobre o Minas, o Pinheiros conseguiu uma surpreendente seqüência de quatro vitórias sobre algumas equipes consideradas favoritas. O time superou o Osasco, que só tinha perdido para o Rio de Janeiro. Depois, derrotou a equipe de Brasília, comandada por Wil-liam, e, em seguida, Campos.
No Campeonato Italiano, a surpresa é o Modena, de Ricardinho, Dante e Felipe Chupita. O time, dirigido por Júlio Velasco, não consegue se acertar: está em 11º lugar com cinco vitórias em 15 jogos. Velasco diz que a turma está insegura pelos maus resultados. Hoje, o adversário é o Trentino. Na última rodada, a derrota para o Perugia, por 3 sets a 0, em casa, provocou uma crise.
As vaias e os gritos da torcida irritaram Chupita, que acabou respondendo com gestos nada educados e qualificados pela imprensa italiana como "nunca antes vistos no ginásio de Modena". Resultado: Chupita foi multado pelo clube e teve que pedir desculpas ao público, por ordem dos dirigentes, em entrevista coletiva, na última terça-feira.

Europeu 1
O Treviso, de Gustavo, e o Piacenza, de Anderson e Escadinha, estão na segunda fase da Liga dos Campeões da Europa, que reúne 12 times. Os próximos jogos foram definidos por sorteio. O Sisley jogará com o Vienna. Se vencer, pegará o vencedor do duelo russo Dínamo x Lokomotiv. Já o Piacenza terá pela frente o Tours (FRA). Se levar a melhor, pegará Berlim ou Paris. As finais serão em março, na Grécia.

Europeu 2
Quem também pode festejar é o Tenerife (ESP), dirigido por Chico dos Santos, auxiliar de Bernardinho na seleção. O time bateu o Azerrail Bazu, do Azerbaijão, (3 a 0) e está nas finais da Liga dos Campeões da Europa. Já estão classificados: Tenerife, Bazu, Novara e o Bergamo, (ITA), e o Cannes (FRA), time de Pirv, mulher de Giba.

E-mail cidasan@uol.com.br


Texto Anterior: Nacional tenta terceiro título após 17 anos
Próximo Texto: Panorâmica - Futebol: Brasil estréia nas finais do Sul-Americano sub-20
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.