São Paulo, domingo, 24 de janeiro de 1999

Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Rodada de torneio regional abre temporada de Corinthians, Palmeiras e Vasco, agora rivais na América do Sul
Libertadores começa hoje no Rio-SP

PAULO COBOS
da Reportagem Local

Corinthians, Palmeiras e Vasco, que estréiam hoje no Torneio Rio-São Paulo, jogam oficialmente pela primeira vez na temporada em que vão disputar o título mais cobiçado para os clubes brasileiros.
Os três são os representantes do país na Taça Libertadores, que desta vez vai garantir para o campeão a passagem para o primeiro Mundial de clubes organizado pela Fifa, que deve ser disputado no Japão, no início do próximo ano.
Mesmo com objetivo comum, as três equipes iniciam a temporada com níveis de preparação e investimento bem diferentes.
O Corinthians, que enfrenta hoje o Botafogo, é o que está em pior situação. O time ainda não contratou ninguém, está treinando há só uma semana e três de seus principais jogadores -Rincón, Gamarra e Edílson- não haviam se apresentado até anteontem.
Já Palmeiras e Vasco, que se enfrentam hoje no Parque Antarctica, têm em comum o alto investimento em contratações, mas com a vantagem carioca de quase um mês de preparação, enquanto os titulares paulistas ainda não voltaram das férias.
Em comum, os três times têm pela frente um calendário cheio de compromissos neste ano.
Corinthians e Palmeiras podem fazer 99 jogos oficiais na temporada -10 no Rio-São Paulo, 20 no Paulista, 12 na Copa do Brasil, 14 na Libertadores, 30 no Brasileiro e 13 na Mercosul.
Em 98, o Corinthians só realizou 61 partidas oficiais, enquanto o Palmeiras disputou 71.
O Vasco, que só entra na Libertadores a partir da segunda fase, poderá fazer 93 jogos na temporada -10 no Rio-São Paulo, 20 no Carioca, 12 na Copa do Brasil, 8 na Libertadores, 30 no Brasileiro e 13 na Mercosul.
O time carioca pode jogar também pela Supercopa, que ainda não tem regulamento e calendários definidos.
No ano passado, quando foi campeão da Libertadores, o Vasco fez 73 jogos na temporada.
No tempo de trabalho dos treinadores, mais uma vez Vasco e Palmeiras levam vantagem.
O vascaíno Antônio Lopes comanda o clube há 27 meses, tendo conquistado nesse período o Brasileiro-97 e a Libertadores-98.
Luiz Felipe Scolari, do Palmeiras, já tem 19 meses como treinador do clube, com conquistas na Copa do Brasil-98 e na Mercosul-98.
Oswaldo Oliveira estréia na profissão com o Corinthians, depois de apenas uma semana de treinamentos. Antes, foi auxiliar técnico de Wanderley Luxemburgo.
Na comparação entre os elencos dos três clubes, quem leva vantagem é o Palmeiras.
O time conta com 13 jogadores que já foram convocados para a seleção brasileira. Cinco -Júnior Baiano, Arce, Rivarola, Zinho e César Sampaio- já estiveram em uma Copa do Mundo.
O Vasco fica em segundo lugar na comparação. Tem oito jogadores que já vestiram a camisa do Brasil, além de dois atletas que já estiveram em um Mundial -Carlos Germano e Mauro Galvão.
O Corinthians fica perto do Vasco, com sete jogadores com passagem pela seleção. Seus dois que já participaram de uma Copa são estrangeiros -o paraguaio Gamarra e o colombiano Rincón.




Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.