São Paulo, domingo, 24 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Técnico faz sua primeira partida oficial no comando de um clube, contra o São José, após nove anos na seleção
Zagallo estréia teimosia em São Paulo


FERNANDO MELLO
da Reportagem Local

O técnico Zagallo começa a enfrentar, a partir de hoje, "um novo recomeço em sua carreira", segundo palavras do próprio treinador. Depois de quase nove anos sem treinar clubes, Zagallo faz sua estréia no Campeonato Paulista, diante do São José, no Canindé.
A última vez que o treinador comandou uma equipe do futebol brasileiro foi em 90, o Vasco.
Depois disso, foi auxiliar de Carlos Alberto Parreira, de 91 a 94, ano em que conquistou seu quarto título mundial, nos EUA, e dirigiu a seleção brasileira, de 95 a 98.
Desempregado desde a final da Copa da França, quando a seleção perdeu o Mundial para os donos da casa, Mario Jorge Lobo Zagallo foi contratado no fim do ano passado para fazer a Lusa "aparecer mais na mídia", de acordo com diretores do clube paulistano.
"Uma estréia é sempre uma estréia, a gente fica ansioso. Depois de muito tempo sem treinar um clube, estou recomeçando minha vida novamente. É mais um desafio, mas eu sou teimoso", afirmou o técnico da Lusa.
Para Zagallo, "disputar o Campeonato Paulista é uma grande satisfação, já que é um dos torneios mais difíceis do país".
O técnico disse que ficou surpreso com a recepção dos paulistas. "Sou grato ao povo de São Paulo pelo carinho. Isso mostra que o meu trabalho na seleção foi aprovado. Não posso negar que mexe comigo, que me deixa arrepiado."
² "No escuro'
Uma das preocupações do treinador é o total desconhecimento com relação ao rival de hoje. "O São José reformulou seu time, mudou seus jogadores. Na verdade, não sei muito sobre o modo de atuar do adversário."
Os jogadores também ignoram as características do São José. "Vai ser uma surpresa para nós. Vamos precisar nos superar", afirmou o zagueiro César, que elogiou a pré-temporada do time em Águas de Lindóia. "Aprendemos muito com o Zagallo. Ele é uma pessoa que nos passa seu lado vitorioso."
O atleta prevê dificuldades na estréia de hoje. "Ainda não estamos 100%, falta um pouco de ritmo de jogo. Mas, com o tempo, a tendência é que o time melhore."
A opinião é compartilhada pelo treinador. "No Paulista, todos os jogos são difíceis. O interior é muito forte e sempre surpreende", disse Zagallo, que utilizará o sistema 4-4-2 (quatro jogadores na zaga, quatro no meio-campo e dois no ataque) no Estadual.
"O Candinho fez um excelente trabalho aqui, mas quero colocar o meu dedo no time." No Brasileiro, a equipe atuou no sistema 3-5-2.
No time titular, a Lusa apresentará apenas duas novidades em relação ao time que conquistou o quarto lugar no campeonato nacional: o lateral-direito Márcio Goiano, contratado junto ao Coritiba, e o atacante Aílton, que substitui Evair, agora no Palmeiras.
"Nosso ataque dará o que falar. Minha meta é ser artilheiro", disse o atacante Leandro.
As outras duas contratações da equipe, o volante Pintado e o atacante Didi, devem começam a partida no banco de reservas.
² NA TV - ESPN Brasil, ao vivo, a partir das 17h



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.