São Paulo, domingo, 24 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Times nascem já estrangeiros

da Reportagem Local

Tanto Barcelona quanto Milan comportaram ao longo da história uma legião de estrangeiros. Essa ligação dos clubes com "gringos" é tão centenária quanto os times.
O Barcelona foi fundado por um comerciante suíço, Joan Gamper. Já em 1899, a equipe contava com sete estrangeiros (dois eram suíços e cinco eram ingleses).
Desfilaram com a camisa do Barcelona alguns dos maiores craques de todos os tempos, como Kocsis, Cruyff, Neeskens, Maradona, Lineker, Romário e Ronaldinho.
O Milan nasceu devido a um inglês, Alfred Edwards. A presença inglesa era tão forte na equipe que o primeiro nome do time era "Milan Cricket and Football Club" -críquete é um dos esportes mais ligados aos ingleses.
O time de Milão destaca em sua história dois trios de estrangeiros. Na década de 50, os suecos Gren, Nordahl e Liedholm formaram o "Grenoli" (ataque que levou no nome as iniciais dos craques).
Nos anos 80 e 90, foram holandeses que glorificaram a equipe italiana. Gullit, Van Basten e Rijkaard comandaram um dos melhores times dos últimos vinte anos. (RBu)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.