São Paulo, domingo, 24 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grafite faz 2, e Wolfsburg ganha seu 1º Alemão

DA REPORTAGEM LOCAL

Para o Wolfsburg, não bastava a história. O time fez questão de alcançá-la com classe, subjugando mais um clube tradicional do futebol alemão, resumo de sua trajetória na temporada.
Em casa, a equipe dos brasileiros Grafite e Josué bateu ontem o Werder Bremen por 5 a 1, e conquistou o primeiro título nacional dos seus 64 anos.
Até ontem, sua melhor posição no Alemão era um quinto lugar, na temporada anterior. O melhor momento era o vice na Copa da Alemanha de 2005, quando foi derrotado pelo Borussia Moenchengladbach.
Ontem, para selar a conquista sem depender do resultado de Bayern de Munique x Stuttgart, bastava vencer. E a expectativa da torcida durou pouco.
Aos 6min de jogo, o bósnio Misimovic abriu o placar. Aos 15min, Grafite ampliou. E, aos 26min, o Wolfsburg contou com um gol contra do austríaco Prödl: 3 a 0. O Werder ainda marcou, com Diego, aos 31min.
Mas tinha o segundo tempo.
E tinha Grafite. Que voltou a marcar aos 11min do segundo tempo, referendando sua condição de artilheiro do Campeonato Alemão. O brasileiro chegou a 28 gols na competição, dois a mais que o bósnio Dzeko, seu parceiro de ataque e responsável por fechar a goleada.
É a primeira vez no Alemão que um clube conta com dois jogadores com mais de 20 gols.
Foi a 15ª partida invicta do Wolfsburg na Volkswagen Arena, com capacidade para 30 mil pessoas -a montadora, cuja sede fica na cidade, na região metropolitana de Hannover, é a principal acionista do clube.
A sequência foi determinante para a conquista inédita.
O Wolfsburg terminou o primeiro turno apenas na nona colocação e só começou a arrancada para o título na 26ª rodada, em abril, quando goleou o Bayern pelo mesmo placar de ontem, 5 a 1 -nesta partida, Grafite fez, de calcanhar, o gol mais bonito da competição.
Assim que o juiz apitou o fim do jogo, Grafite, ex-São Paulo, foi às lágrimas. A torcida invadiu o campo e, contida por policiais, acompanhou o desfile dos jogadores. Convocado por Dunga para os próximos dois jogos das eliminatórias e para a Copa das Confederações, o volante Josué puxou a fila, bandeira do Brasil nas costas.
Com a vitória, o Wolfsburg fechou o campeonato com 69 pontos -foram 21 vitórias, seis empates e sete derrotas.
O Bayern, que ontem venceu por 2 a 1, foi o vice-campeão, com 67. O Stuttgart terminou na terceira colocação, com 64.


Texto Anterior: Na bronca: Torcedores fazem protesto contra preço de ingresso
Próximo Texto: Paulo Vinicius Coelho: Medo do passado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.