São Paulo, terça-feira, 24 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Raia olímpica da China vira "campo de golfe" em decorrência de enchentes

DA REPORTAGEM LOCAL

"Parece que não é apenas em Pequim que a poluição preocupa, aqui também temos essa preocupação. Não se sabe se essa alga é tóxica."
A frase acima é de Ricardo Winicki, o "Bimba", campeão mundial da classe RS:X no ano passado. Foi escrita no último final de semana, em e-mail no qual o velejador narra seus treinamentos em Qingdao, cidade onde ocorrerão as regatas nos Jogos de Pequim.
Junto com um texto, ele enviou fotos do local. Os nomes dos arquivos de imagem - "o campo", "gramado do maraca", "campo de golfe", "Bimba no gramado"- sugerem o que ele encontrou na China.
E justificam o início da mensagem, que começa assim: "Além dos ventos fracos, das ondas grandes, dos adversários e da grande correnteza, neste mês em Qingdao, também tivemos que nos preocupar com as grandes algas encontradas no mar".
Segundo o relato do velejador, que estivera em Qingdao em agosto dos últimos dois anos, foi a primeira vez que ele viu o mar tão cheio de algas. Os chineses relataram que foi decorrência das enchentes que afetaram a China recentemente.
Em alguns dias, para conseguir chegar a um ponto onde era possível treinar, o técnico Eduardo Abad teve de abrir caminho com seu bote, que era seguido por Bimba.
De tão inusitada, a situação motivou o velejador a fazer piada pelo acúmulo da vegetação aquática: "Na verdade, dizem que esta alga é usada nos restaurantes japoneses. O gosto pelo menos é parecido".
Ele também achou curioso o fato de barcos de pesca (retratados na fotografia "jardineiros") retirarem as plantas do mar. "Dizem que essa alga vale uma grana", comentou.
Foi um dos raros efeitos benéficos da presença de tantas embarcações locais dividindo as águas com os brasileiros da vela que praticaram na China.
A comunicação entre as embarcações não foi fácil. Às vezes, os locais não entendiam pedidos de passagem -o que gerou dificuldade nos dias de neblina. Ainda assim, o balanço final de Bimba foi positivo.
"No final, deu tudo certo, o treino foi muito bom. Mas felizmente acabou, estou voltando para casa." (LF)


Texto Anterior: Fabricante não crê em melhora para esportista
Próximo Texto: Supeitos de falsificação são presos no Rio e PR
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.