São Paulo, terça-feira, 24 de junho de 2008

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Ferrari pode desperdiçar "curinga" de Raikkonen

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A MAGNY-COURS

Novo líder do Mundial de F-1, Felipe Massa pode ter ganhado mais um motivo para comemorar depois de sua vitória no GP da França, a oitava de sua carreira, terceira no ano.
Em um campeonato tão disputado e com tantas trocas de liderança -foram quatro pilotos diferentes na ponta nas últimas quatro corridas-, qualquer vantagem, especialmente sobre o companheiro de equipe, é razão de alívio.
Depois do problema no escapamento de sua Ferrari, Kimi Raikkonen muito possivelmente terá de lançar mão de um "curinga" que nenhum um dos outros três pilotos que já lideraram o campeonato fez uso até agora. A troca de motor sem punição, novidade introduzida para esta temporada. E que pode ser muito útil no final do ano, em caso que necessidade.
"Com certeza, depois de uma corrida tão dura do meio para o final, é muito provável que tenhamos que fazer esta troca no carro de Kimi e desperdiçar essa vantagem", afirmou Stefano Domenicalli, chefe da Ferrari.
Apesar do problema que ocorreu na 33ª volta, Raikkonen completou a oitava prova do ano na segunda colocação.
"Faremos as análises necessárias assim que possível, mas não há motivo para corrermos mais que o normal. Eventualmente faremos a troca para ir a Silverstone [onde os times dão início hoje a três dias de testes no circuito para o GP do dia 6]."
Com o resultado de anteontem na França, além de ser o primeiro brasileiro em 15 anos a liderar a tabela da F-1, Massa, 27, ainda aumentou de três para cinco pontos sua vantagem sobre o companheiro de time, que é o terceiro colocado. Robert Kubica, o segundo, tem dois a menos que Massa.
E, apesar de a Ferrari ter adotado a política de não determinar primeiro e segundo pilotos desde a aposentadoria de Michael Schumacher, em 2006, ficar à frente de Raikkonen pode ser vital para as esperanças de o brasileiro lutar pelo título.
"Acredito que sempre dissemos que estamos muito, muito felizes com a nossa dupla de pilotos", declarou Domenicali.
"É melhor não assumir nenhum tipo de pensamento antes do final da temporada, porque, se lembrarmos que o Felipe não tinha nenhum ponto depois dos dois primeiros GPs do ano... Lembro o que se falava sobre ele", comentou o dirigente ferrarista, sobre os rumores que surgiram na ocasião de que Massa seria substituído em 2009 por Sebastian Vettel.


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