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Freio
Imposta pela FIA, mudança de regra sobre motores pode acabar com principal trunfo da Red Bull, que tem 7 poles em 7 provas no ano
TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A VALENCIA
Sete poles em sete corridas
nesta temporada. Desde o
ano passado, foram 22 em 26
provas e um aproveitamento
de 84%. O incrível desempenho da Red Bull em classificações, porém, pode estar
com os dias contados.
A FIA (Federação Internacional de Automobilismo)
decidiu há alguns dias que, a
partir do GP da Europa, cujos
primeiros treinos livres começam hoje nas ruas de Valencia, as equipes não poderão mudar o mapeamento
do motor do treino classificatório para a corrida.
No paddock, especula-se
que esse é um dos principais
trunfos da equipe, já que seu
desempenho nas provas tende a ser inferior do que nas
sessões que definem o grid.
Em tese, a Red Bull usa
uma configuração de motor
mais radical para as classificações, gastando mais combustível para melhorar a performance. Para os GPs, a
equipe coloca o propulsor
num modo mais seguro, que
gaste menos gasolina, mas
que seja mais confiável.
Times como McLaren,
Mercedes, Ferrari e Renault
também usam desse artifício,
mas com menos eficiência
que a Red Bull. Justamente
por isso, quem mais deve
perder com a mudança no regulamento é a atual campeã.
A FIA não admite, mas a
novidade repentina, anunciada às equipes apenas na
última terça-feira, tem como
objetivo "segurar" a atual
campeã para evitar que o
campeonato torne-se chato.
O time já venceu cinco provas e é líder disparado do
Mundial de Construtores,
com 69 pontos a mais que a
McLaren, segunda colocada.
"Honestamente, não acho
que isso vá mudar o Mundial
de cabeça para baixo", disse
o piloto da Red Bull Mark
Webber. "Estamos acostumados a nos adaptar a novidades de última hora."
Christian Horner, chefe da
Red Bull, também tentou minimizar os efeitos que a mudança pode trazer e evitou
criticar a decisão da FIA.
"É impossível prevermos o
que acontecerá. O segredo
para nosso desempenho não
se baseia em apenas uma coisa", falou o dirigente, ontem.
O único representante da
Red Bull a criticar abertamente a novidade foi Helmut
Marko, consultor do time.
"Se os outros não conseguem
nos copiar, eles pedem para
banir nossas ideias."
Para os "outros", a novidade é a primeira chance de
tentar se aproximar da equipe austríaca, já que em duas
semanas, em Silverstone, haverá uma nova mudança técnica, dessa vez nos escapes.
"Que as equipes vão perder performance com isso é
certo. Eu só espero que a Ferrari perca menos que as outras", disse Felipe Massa.
NA TV
Treinos do GP da Europa
5h e 9h Sportv
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