São Paulo, sexta-feira, 24 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Espanhol chega à F-1 aos 19 e ouve colegas dizerem que não está preparado

DA ENVIADA A BUDAPESTE

No primeiro desafio, Jaime Alguersuari mostrou extrema desenvoltura. Por mais de uma hora atendeu pacientemente a imprensa mundial em espanhol, catalão, inglês, italiano e francês fluentes.
Hoje, no entanto, terá seu desafio mais importante. Pela primeira vez guiará um carro de F-1 em um evento oficial, o que o transformará no mais jovem a fazê-lo, aos 19 anos, quatro meses e dois dias.
"Estou feliz por estar na F-1, aprender sobre o carro e viver esta situação nova, mas, no fim das contas, é só mais um carro na minha carreira, na minha vida", falou ele, que ganhou a chance após a Toro Rosso dispensar Sébastien Bourdais. Campeão da F-3 Inglesa de 2008, Alguersuari, porém, não tem quase nenhuma experiência na F-1.
Seus únicos contatos foram em dois testes aerodinâmicos no ano passado e um há poucos dias e em uma exibição, também em 2008, em um "Road Show", quando deu 15 voltas em um fim de semana.
Sua falta de experiência gerou críticas de outros pilotos.
Mark Webber foi o mais duro. "Nunca fui fã dessa coisa de a F-1 ser uma escola, mas parece que é assim atualmente", disse o australiano.
Piloto com mais GPs disputados na categoria, Rubens Barrichello também não poupou críticas. "É difícil entender como ele conseguiu a superlicença. Fisicamente, não está preparado por falta de milhagem. Mas lhe desejo sorte, porque vai precisar."
Felipe Massa, que estreou na F-1 aos 20, fez coro. "Acho um absurdo fazer isso."
O mais condescendente foi seu compatriota Fernando Alonso. "Seria impossível recusar essa oportunidade. É a chance de uma vida." (TC)



Texto Anterior: Brawn está mais forte, diz Barrichello
Próximo Texto: Brasil bate Cuba e fica perto das semifinais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.