São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ESPORTE - ACADEMIA

Cresce procura por modalidades olímpicas nas academias de SP

DA REPORTAGEM LOCAL

Com a aproximação da Olimpíada de Sydney -de 15 de setembro a 1º de outubro deste ano-, algumas modalidades olímpicas têm atraído mais os frequentadores das principais academias de São Paulo.
Segundo alguns dirigentes de academias ouvidos pela Folha, neste mês, o aumento da procura por esportes olímpicos aumentou de 30% a 40%.
A Bio Ritmo, por exemplo, oferece aulas de três modalidades que estão incluídas nos Jogos Olímpicos: natação, pólo aquático e nado sincronizado.
O gerente da academia, Rogério Soares, disse que a procura por esses esportes teve um aumento de 40% somente nesta época.
"Como há uma maior divulgação pela mídia, essas modalidades acabam se tornando mais conhecidas, e acredito que isso tenha atraído mais o público para essas aulas", afirmou Soares.
Segundo ele, essa tendência de crescimento já foi observada durante o Pan-Americano de Winnipeg, no Canadá, em 1999.
"No Pan-Americano, tivemos um aumento na procura por esses esportes."
Soares confirmou também que a Olimpíada de Sydney será o carro-chefe da campanha publicitária da academia durante o mês de setembro.
Já Patrícia Lobato, coordenadora geral da Fórmula, afirmou que somente no mês de agosto a procura pelos esportes olímpicos (judô, natação e boxe) oferecidos pela academia aumentou entre 40% e 50%.
"Os esportes em que o Brasil se sai melhor, como natação e judô, atraem mais alunos nesse período pré-olímpico."
A Fórmula também tem tirado proveito da presença de alguns atletas brasileiros que treinam na academia se preparando para Sydney-2000.
É o caso do iatista Robert Scheidt, medalha de ouro em Atlanta-96, da judoca Vânia Ishii, da seleção brasileira, e da tenista Vanessa Menga, que também estará na Olimpíada.
"Nós sentimos que as pessoas ficam mais sensibilizadas com essas modalidades e querem saber mais sobre os atletas", disse Patrícia Lobato.
Além disso, a academia patrocina o trio pentacampeão mundial de aeróbica que irá se apresentar durante os Jogos.
Neste ano, a aeróbica será esporte de exibição, podendo integrar o quadro de modalidades em futuras Olimpíadas.
No embalo de Sydney, a Fórmula irá lançar também alguns projetos para associar sua imagem ao principal evento esportivo mundial.
A academia está organizando uma miniolimpíada para seus alunos em setembro e um fórum de debates com temas olímpicos.
Outra academia que está aproveitando o momento olímpico é a Number One Fitness Center, que promoverá, no dia 2 de setembro, uma aula com as gêmeas Carolina e Isabela de Moraes, medalha de bronze no nado sincronizado em Winnipeg-99.
As duas atletas utilizam a piscina da academia no treinamento para os Jogos de Sydney.
A Competition e a Companhia Athlética apenas informaram que também esperam um aumento da procura de seus alunos pelos esportes olímpicos durante e após a Olimpíada australiana. E-mail mais.esporte@uol.com.br


Texto Anterior: Ação - Carlos Sarli: Primitiva e revolucionada
Próximo Texto: Futebol nacional: Dia-a-dia dos clubes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.