UOL


São Paulo, domingo, 24 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Na década de 60, brasileiro virou carrasco do River

DA REPORTAGEM LOCAL

Se conseguir se firmar como um dos principais jogadores do Boca Juniors, Iarley quebrará mais um tabu, além de ter sido o primeiro brasileiro a vestir a legendária camisa 10 boquense. Desde a década de 60 um compatriota do ex-jogador do Paysandu não consegue vaga no time titular da equipe argentina.
O último nessa condição a se destacar com as cores azul e amarela foi Paulo Valentim. Atacante mineiro que começou sua carreira no Atlético-MG, ele atuou entre 1960 e 1965 no Boca. Nesse período, foram 115 partidas e 71 gols feitos_média de 0,62 por jogo.
Mais do que isso, Valentim cravou seu nome no clássico mais tradicional da Argentina. Na história de Boca Juniors x River Plate, o brasileiro foi quem mais gols anotou pelo Boca contra o arqui-rival: 13.
Antes da chegada de Valentim ao Boca, outros brasileiros já haviam passado pelo clube com sucesso, como Domingos da Guia e Orlando Peçanha.
Na história mais recente, os últimos três a serem contratados (e a decepcionar) foram os atacantes Gaúcho (1991) e Charles (1992) _que chegou ao Boca pelas mãos de Diego Maradona_ e o lateral Jorginho Paulista.(EAR E PGA)


Texto Anterior: Futebol: Anônimo no Brasil, Iarley empolga com a 10 do Boca
Próximo Texto: Panorâmica - Futebol: Jogo do Bayern festeja 40 anos da Liga alemã
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.