UOL


São Paulo, quarta-feira, 24 de setembro de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Bola na berlinda
Quase dois anos depois, o futebol volta a ser alvo de investigação no Congresso Nacional. A CPI do Banestado apura remessas de dinheiro feitas por um vice-presidente do Vasco durante as gestões Antonio Carlos Soares Calçada e Eurico Miranda.

Dúvida
O presidente da CPI, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), pediu ao relator José Mentor (PT-SP) a convocação de Mario Lamosa, vice de Desportos Náuticos do Vasco. "Ele não tem lastro financeiro para enviar para o exterior as divisas que enviou", disse o tucano.

Teste nas urnas
Tia de Vampeta, Edna Alves já lançou a sua candidatura à Câmara Municipal de Nazaré (BA) pelo PL. Na cidade onde nasceu o corintiano, Edna tem dito para todo mundo que o seu principal cabo eleitoral é o sobrinho.

Teste nas urnas 2
Para ela, Vampeta quer testar o seu prestígio no município antes de se lançar candidato a deputado estadual, pela Bahia. O senador Antonio Carlos Magalhães já disse que gostaria de contar com o pentacampeão no PFL baiano.

Não foi
O Corinthians deu o cano na reunião com Frei Betto sobre a rodada do Fome Zero, ontem, no Palácio do Planalto. Weber Magalhães, pela CBF, e Carlos Bortoli, pelo São Paulo, decidiram que os clubes farão campanha institucional, provavelmente com a Globo, para arrecadar alimentos no clássico do dia 12.

Mudar o foco
Escaldado com a crise dentro de campo, o Corinthians mudou sua estratégia de marketing. Tentará ao máximo desvincular o resultado dos campos da marca do clube. As primeiras iniciativas foram a reativação do basquete e a parceria com uma rede de pizzarias, nas quais os atletas serão inseridos.

Em mãos
Em nome do Clube dos 13, o santista Dagoberto Santos e o advogado Celso Rodrigues entregaram ontem para Gilmar Machado (PT-MG) a proposta de entidade na confecção do Estatuto do Desporto. Fábio Koff, que anda às rusgas com o deputado petista, preferiu ficar em Porto Alegre.

Torneira fechada
A Federação Paulista economizará R$ 2,88 milhões por ano com a extinção de seus programas de rádio e TV. A conta era da empresa de publicidade de Edgard Soares, aliado de primeira hora de Eduardo José Farah.

Trovoadas
Mas a decisão não terá apenas consequências financeiras. Com a extinção, até uma das filhas de Farah perdeu o emprego. A aposta na FPF é que, daqui para frente, as relações entre Marco Polo del Nero e Farah entrarão em fase de turbulência.

Casaca
O são-paulino Juvenal Juvêncio torcerá pelo Corinthians hoje contra o líder Cruzeiro. E, em tom de brincadeira, disse que já deu uma mão ao time alvinegro. "Emprestei para o Luxemburgo o pior dos três campos do CT."

Provocação
Comentário de conselheiros corintianos assim que viram Mustafá Contursi no banquete do clube, anteontem à noite: "O Corinthians ajustou sua agenda para o Lula, ele não veio. Mas, pelo menos, a festa foi na segunda. E o Mustafá pôde prestigiar."

Reforço
Curado de um tipo de câncer no sangue, o zagueiro Narciso, 29, poderá voltar ao futebol ainda no Brasileiro deste ano. Afastado dos campos há quase quatro anos, ele tem participado de atividades físicas e com bola no Santos. "Ele está inscrito. Não teria nenhum receio de escalá-lo", disse o técnico Leão.

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

De Geninho, técnico do Corinthians, sobre a decisão da diretoria de renegociar os contratos dos atletas com direito de imagem atrasado:
- Não estou reclamando. E eles estão acertando as questões do pessoal que está chiando.

CONTRA-ATAQUE

Prefeito refrigerado

O Pré-Olímpico masculino de basquete, disputado em San Juan (Porto Rico), no mês passado, colocou à prova jogadores e torcida. Não era nada fácil aguentar o forte calor, de mais de 30C, que fazia no local.
Os estrangeiros, além de estranharem a temperatura, não entendiam como o prefeito Jorge Santini tinha tanta popularidade. A torcida sempre saudava sua presença no ginásio Roberto Clemente, palco da disputa.
Fanático por basquete, Santini é conhecido por promover partidas periódicas com seus colaboradores mais próximos.
- Mas ele joga melhor softbol, admitia um torcedor.
O segredo para a popularidade de Santini tinha uma explicação mais prosaica: os funcionários do ginásio colocavam o ar-condicionado no máximo quando o prefeito chegava ao local.


Próximo Texto: Justiça pune Paysandu e cria Brasileiro do asterisco
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.