UOL


São Paulo, quarta-feira, 24 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O QUE É, O QUE É?

Esporte nasceu na França, mas cresceu na URSS

DA REPORTAGEM LOCAL

A ginástica rítmica desportiva começou a ser praticada no fim do século 19, na França, mas só ganhou caráter de competição na antiga União Soviética, nos anos 40. A idéia básica era adicionar uma dose de espírito esportivo à beleza do balé.
A GRD, porém, demorou a ser aceita nas principais competições. Isso porque desde os Jogos de Amsterdã-28 já havia provas por times com arcos e maças.
Para o puristas, essa era a "ginástica autêntica". Eles consideravam a GRD uma distorção e resistiam à introdução da música e da dança.
A ginástica rítmica desportiva só conseguiu dobrar o Comitê Olímpico Internacional nos anos 80. Os Jogos de Los Angeles-84 viram a estréia da modalidade em Olimpíadas. O ouro foi uma zebra: ficou com a canadense Lori Fung, que superou a romena Doina Staiculescu, campeã mundial à época.


Texto Anterior: Ginástica rítmica: Brasil vai para o tudo ou nada no Mundial
Próximo Texto: Para técnica, faltam dinheiro e "ucranianos"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.