São Paulo, domingo, 24 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Janeth quer Pan, mas não descarta a sua despedida

DA REPORTAGEM LOCAL

Um ouro, dois quartos lugares, um sétimo e um décimo. Com essas campanhas, a ala Janeth Arcain, 37, encerrou sua participação em Mundiais. Ela quer jogar o Pan em 2007. Mas também pode ter feito a despedida ontem, no Ibirapuera.
"Vou jogar na WNBA mais um ou dois anos e, se possível, defenderei a seleção no Pan. Senão, esse foi o último jogo", disse a ala, que terá que negociar com seu futuro time liberação para jogar o Pan do Rio.
Pouco antes, Janeth tinha sido a última a deixar a quadra, sob aplauso da torcida. Fora cestinha do time no jogo, com 16 pontos, e média de 13,2 no Mundial. Saiu chorando.
"Se pudesse, premiaríamos cada torcedor. O Mundial aqui foi um incentivo ao basquete."
Com a seleção, Janeth jogou quatro Olimpíadas (sétimo em Barcelona-92, prata em Atlanta-96, bronze em Sydney-00 e quarto em Atenas-04).
A brasileira também se consagrou na WNBA, a liga norte-americana, com o tetracampeonato pelo Houston (1997, 98, 99 e 2000). "Estamos nos mantendo entre os quatro melhores do mundo. É gratificante para nosso trabalho", disse.
Até Anne Donovan, dos EUA, se rendeu à brasileira. "Ela e a [Sheryl] Swoopes são duas das melhores do mundo. Têm jogo para mais tempo. A saída da Janeth me deixa aliviada", elogiou a técnica dos EUA, se referindo também à norte-americana, que se despediu de sua seleção ontem.
Outras duas remanescentes do título mundial de 1994 também disputaram seu último Mundial: Alessandra, 32, e Helen, 33. Talvez por isso, a experiência das três não tenha sido suficiente para conter o choro após o jogo.0 (ALF, EA E MB)


Texto Anterior: Com facilidade, Austrália leva seu 1º título
Próximo Texto: Após espera, Saretta faz 1 a 0 em partida de 4h
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.