São Paulo, segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Segundo turno anima a disputa contra o descenso

Clubes outrora condenados, como Náutico e Juventude, melhoram, e alguns sócios do Clube dos 13 mostram queda

Luta na rabeira reúne mais times do que a vista na parte de cima da tabela, que tem só dois almejando título e cinco mirando Libertadores

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Não falta emoção nos pontos corridos, mais especialmente na parte de baixo da tabela. O segundo turno pouco mexe no topo do Brasileiro, mas faz uma grande reviravolta na amarga luta contra o rebaixamento.
Náutico e Juventude tiveram no primeiro turno, respectivamente, 35,1% e 28,1% de aproveitamento de pontos. Na metade final da disputa, subiram esses índices para 54,1% e 45,8%. Colaram no bloco que parecia confortável e aqueceram a guerra contra a queda.
O time pernambucano venceu ontem o clássico contra o Sport por 2 a 0 e saiu da zona do descenso pela primeira vez desde a 18ª rodada da competição.
O Juventude ficou no 2 a 2 com o Flamengo, mas segue pontuando e ainda tem esperança -possui hoje seis pontos (duas rodadas) a menos que o 16º time, justamente o Náutico.
O Atlético-PR, que venceu o clássico contra o Paraná por 2 a 1, foi outro que fechou o primeiro turno na zona da degola e que agora respira fora dela. Teve 38,6% de aproveitamento no turno inicial e ostenta 54,1% no returno. Foi a 35 pontos.
O que parecia uma tranqüilidade para o Clube dos 13 agora vira preocupação. Atlético-MG, Corinthians, Flamengo, Goiás e até o Inter, campeão do mundo, vivem momentos de aflição.
Os corintianos, que passarão a semana entre os quatro piores, conseguiram no primeiro turno 45,6% de aproveitamento. No segundo turno, esse índice caiu para 29,1%. O Atlético-MG tinha 43,9% na primeira metade e agora ostenta só 33,3% -tem a mesma pontuação do Corinthians na tabela.
O líder do segundo turno é o líder do Brasileiro. O São Paulo tem 20 pontos em 24 possíveis na segunda parte do Brasileiro. O Cruzeiro, vice-líder do campeonato, é também o vice-líder do segundo turno (19 pontos).
No topo, o segundo turno confirma a queda do Botafogo, que brigou com o time do Morumbi pelo título do turno inicial. Se o clube carioca registrou 57,9% de aproveitamento no começo, na parte final vê esse índice baixar para 37,5%.
Outra equipe que caiu bastante no segundo turno foi o Paraná. Não estava na zona do rebaixamento após a 19ª rodada, divisão perfeita do campeonato -nessa ocasião, o time tinha 42,1% de aproveitamento. Hoje, ele ocupa a antepenúltima posição, com um aproveitamento de apenas 29,1% na parte derradeira da competição.

Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Libertadores: Cariocas têm sina no ponto corrido
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.