São Paulo, sábado, 24 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

sprint

Time de melhor aproveitamento no segundo turno e 5º colocado na tabela por pontos perdidos, Santos se torna candidato real ao título do Brasileiro

LEONARDO LOURENÇO
ENVIADO ESPECIAL A SANTOS
RODRIGO BUENO
DE SÃO PAULO

O Santos tem ótima chance hoje, contra o Figueirense, na Vila Belmiro, de subir ainda mais nas tabelas em que já é destaque: a de pontos perdidos e a do returno.
Essas duas classificações são a prova mais clara de como o Santos vive ótimo momento e está muito vivo na disputa pelo título brasileiro.
No returno, o time de Muricy Ramalho é o segundo que mais somou pontos (13), mas fez isso em cinco jogos. O Fluminense tem 15 pontos, porém em seis partidas. O aproveitamento santista é melhor do que o carioca (86,7%).
Na tabela por pontos perdidos, o Santos é o quinto colocado, só seis pontos atrás do Botafogo, líder no quesito (tão usado no passado).
Como tem dois jogos a menos, o atual campeão da América poderia estar com 41 pontos na tabela, a cinco do líder por pontos ganhos, o Vasco.
Além de a diferença por pontos não ser tão grande hoje como há algumas rodadas -o Santos frequentou a zona do rebaixamento-, há ainda um bom número de confrontos diretos para a equipe alvinegra alcançar os rivais.
Há jogos na Vila Belmiro com fortes candidatos ao título, como Botafogo e Vasco.
Invicta há sete rodadas e com uma série de quatro vitórias seguidas, a equipe ganhou força ao tirar o Corinthians da liderança com um 3 a 1 domingo, no Pacaembu.
"O Santos teve muita dificuldade no primeiro turno porque, após a Libertadores, nós tivemos dificuldades com lesões e as convocações para a seleção. O time ficou muito desfalcado e, agora, a equipe voltou a se entrosar, as lesões diminuíram, e a sequência de vitórias veio", disse Borges.
Muricy Ramalho, especialista em pontos corridos (ganhou quatro Brasileiros nesse sistema), tem alertado para a chance real de título.
"No São Paulo, eu tinha 1% de chance e ganhei o título. Sabemos que está difícil, perdemos muito tempo. Podemos chegar perto, os times podem cair, e podemos atropelar. Mas agora temos 2%, já é melhor", afirmou.
Os jogos atrasados do Santos serão em outubro: Grêmio, fora (no dia 5), e Botafogo, em casa (no dia 19). Como o time já está classificado para a Libertadores por ser o atual campeão continental, a única motivação no Nacional é o título.
"É difícil falar algo [sobre projeção de pontos para ser campeão] porque o campeonato é maluco. Perdemos muito tempo, mas estamos subindo e podemos surpreender no fim", disse Muricy.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Time pode tornar o alto da tabela um Rio-São Paulo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.