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FUTEBOL
Dez motivos
JOSÉ ROBERTO TORERO
COLUNISTA DA FOLHA
Leitor (e falo no singular
porque sei que só você me lê),
tudo na vida precisa de motivos.
Nossas decisões devem ser fruto
de uma reflexão prévia, fundamentada em vários exemplos que
nos permitam distinguir a verdade do erro.
Quantas decisões infelizes não
teriam sido evitadas se as pessoas
se dessem ao trabalho de levantar
os prós e os contras de uma questão, esquadrinhando cada aspecto de um problema antes de saírem à luta. E isso aflige principalmente os jovens, que, impetuosos,
normalmente têm hormônios demais e neurônios de menos.
Dirijo esta crônica ao jovem, sobretudo àquele que sonha em seguir uma carreira no futebol e
ainda não decidiu em que posição jogar.
Leia, compare e depois veja se
as vantagens de cada posição
coincidem com o que você espera
da vida.
Dez motivos para ser goleiro:
1) o uniforme é diferente;
2) as luvas são charmosas;
3) pode fazer pose para fotos;
4) chama a atenção das mulheres;
5) corre menos;
6) pode tomar um café de vez
em quando (vide Marcos);
7) não há responsabilidade na
hora do pênalti;
8) pode passar um jogo inteiro
sem trabalhar;
9) no fim do jogo, já sabe com
quem trocar de camisa;
10) sempre pode dizer que o gol
tomado se originou de uma falha
dos zagueiros.
Dez motivos para ser zagueiro:
1) destruir é mais fácil do que
construir;
2) é permitido e, às vezes, até
aconselhável o chutão de bico;
3) dá muitas cotoveladas;
4) dá muitos pontapés;
5) dá muitos carrinhos;
6) toma muitos amarelos. Com
isso, pode passar os domingos
com a família e os amigos;
7) faz um gol, e ele é muito festejado;
8) geralmente, ele se torna o capitão do time, ou seja, tem a liberdade para gritar com todos;
9) tem fama de machão;
10) sempre pode dizer que o gol
tomado se originou do mau posicionamento do meio-campo.
Dez motivos para ser meia:
1) recebe muitas bolas;
2) aparece muito no jogo;
3) aparece muito na televisão. E
em closes;
4) tem fama de craque;
5) pode fazer uma firula de vez
em quando;
6) não é preciso jogar de costas
para o gol;
7) pode indicar o posicionamento dos companheiros.
8) geralmente bate as faltas;
9) não tem a obrigação de marcar, só de cercar;
10) ganha mais que os zagueiros.
Dez motivos para ser atacante:
1) faz mais gols;
2) fica na lembrança durante
anos;
3) é reconhecido nas ruas;
4) dá mais autógrafos;
5) tem o nome gritado pelos torcedores;
6) torna-se mais lembrado pelas
torcedoras;
7) bate os pênaltis;
8) ganha mais que os meias;
9) aparece em revistas;
10) sempre é lembrado para a
seleção.
Dez motivos para ser dirigente:
1) não sua a camisa;
2) pode despedir o técnico;
3) pode ganhar comissão na
venda dos jogadores;
4) ganha mais que os atacantes;
5) põe a família para dentro do
campo;
6) dá muita entrevista;
7) pode pôr a culpa da derrota
no goleiro, no resto do time ou no
técnico;
8) vê o jogo sempre do melhor
lugar;
9) sabe tudo o que realmente
acontece no Clube dos 13;
10) pode conseguir uma cadeira
no Congresso.
Dez motivos para ser cronista:
1) não sofre gols;
2) não é expulso;
3) não sofre contusões;
4) não leva pontapés;
5) não perde gols;
6) não é vaiado;
7) não sofre cobranças;
8) não precisa dar explicações
após as derrotas;
9) dá palpite no trabalho dos
outros;
10) ganha-se a vida fazendo
crônicas tolas como esta.
E-mail torero@uol.com.br
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