São Paulo, terça-feira, 24 de outubro de 2000

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FUTEBOL
Dez motivos

JOSÉ ROBERTO TORERO
COLUNISTA DA FOLHA

Leitor (e falo no singular porque sei que só você me lê), tudo na vida precisa de motivos. Nossas decisões devem ser fruto de uma reflexão prévia, fundamentada em vários exemplos que nos permitam distinguir a verdade do erro.
Quantas decisões infelizes não teriam sido evitadas se as pessoas se dessem ao trabalho de levantar os prós e os contras de uma questão, esquadrinhando cada aspecto de um problema antes de saírem à luta. E isso aflige principalmente os jovens, que, impetuosos, normalmente têm hormônios demais e neurônios de menos.
Dirijo esta crônica ao jovem, sobretudo àquele que sonha em seguir uma carreira no futebol e ainda não decidiu em que posição jogar.
Leia, compare e depois veja se as vantagens de cada posição coincidem com o que você espera da vida.
Dez motivos para ser goleiro:
1) o uniforme é diferente;
2) as luvas são charmosas;
3) pode fazer pose para fotos;
4) chama a atenção das mulheres;
5) corre menos;
6) pode tomar um café de vez em quando (vide Marcos);
7) não há responsabilidade na hora do pênalti;
8) pode passar um jogo inteiro sem trabalhar;
9) no fim do jogo, já sabe com quem trocar de camisa;
10) sempre pode dizer que o gol tomado se originou de uma falha dos zagueiros.
Dez motivos para ser zagueiro:
1) destruir é mais fácil do que construir;
2) é permitido e, às vezes, até aconselhável o chutão de bico;
3) dá muitas cotoveladas;
4) dá muitos pontapés;
5) dá muitos carrinhos;
6) toma muitos amarelos. Com isso, pode passar os domingos com a família e os amigos;
7) faz um gol, e ele é muito festejado;
8) geralmente, ele se torna o capitão do time, ou seja, tem a liberdade para gritar com todos;
9) tem fama de machão;
10) sempre pode dizer que o gol tomado se originou do mau posicionamento do meio-campo.
Dez motivos para ser meia:
1) recebe muitas bolas;
2) aparece muito no jogo;
3) aparece muito na televisão. E em closes;
4) tem fama de craque;
5) pode fazer uma firula de vez em quando;
6) não é preciso jogar de costas para o gol;
7) pode indicar o posicionamento dos companheiros.
8) geralmente bate as faltas;
9) não tem a obrigação de marcar, só de cercar;
10) ganha mais que os zagueiros.
Dez motivos para ser atacante:
1) faz mais gols;
2) fica na lembrança durante anos;
3) é reconhecido nas ruas;
4) dá mais autógrafos;
5) tem o nome gritado pelos torcedores;
6) torna-se mais lembrado pelas torcedoras;
7) bate os pênaltis;
8) ganha mais que os meias;
9) aparece em revistas;
10) sempre é lembrado para a seleção.
Dez motivos para ser dirigente:
1) não sua a camisa;
2) pode despedir o técnico;
3) pode ganhar comissão na venda dos jogadores;
4) ganha mais que os atacantes;
5) põe a família para dentro do campo;
6) dá muita entrevista;
7) pode pôr a culpa da derrota no goleiro, no resto do time ou no técnico;
8) vê o jogo sempre do melhor lugar;
9) sabe tudo o que realmente acontece no Clube dos 13;
10) pode conseguir uma cadeira no Congresso.
Dez motivos para ser cronista:
1) não sofre gols;
2) não é expulso;
3) não sofre contusões;
4) não leva pontapés;
5) não perde gols;
6) não é vaiado;
7) não sofre cobranças;
8) não precisa dar explicações após as derrotas;
9) dá palpite no trabalho dos outros;
10) ganha-se a vida fazendo crônicas tolas como esta.

E-mail torero@uol.com.br



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