São Paulo, quarta-feira, 24 de novembro de 2010

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Razão e emoção

Carismático e ídolo, Scolari mobiliza palmeirenses enquanto Marcos Assunção ganha status de decisivo e goleador nesta Copa Sul-Americana

Ricardo Nogueira/Folhapress
Marcos Assunção e Scolari, em treino do Palmeiras

LUCAS REIS
DE SÃO PAULO

O senhor de 62 anos não provoca o mesmo frisson que um Neymar ou um Kaká.
Mas emoção é com ele.
E talvez apenas o goleiro Marcos seja tão adorado, respeitado e idolatrado no Palmeiras quanto o gaúcho Luiz Felipe Scolari, principal responsável pela arrancada nesta Copa Sul-Americana.
Os palmeirenses resgataram a "Scolarimania" que pulsou no fim da década passada e terminou após o título da Libertadores, em 1999.
Hoje, lotarão o Pacaembu para ver o Palmeiras tentar chegar a uma final de competição internacional após hiato de dez anos. Basta empatar com o Goiás, já rebaixado no Campeonato Brasileiro.
Todos os quase 38 mil ingressos estão esgotados. Considerando a partida de hoje, o Palmeiras tem sua melhor média de público em competições sul-americanas nestes últimos anos: pouco mais de 26 mil pagantes.
Mesmo na desejada Libertadores, em 2005, 2006 e 2009, os públicos do Palmeiras não eram tão bons.
"A marca Felipão é um fenômeno", diz Juan Brito, gerente de marketing do clube.
Desde que reassumiu o Palmeiras, em julho, Scolari sempre dirige a palavra à torcida. Faz convocações, elogia sua atitude, enaltece o papel das arquibancadas.
Não foi à toa que a torcida não hesitou em abraçar seu treinador no episódio da briga com alguns jornalistas.
É comum ouvir de torcedores que ele resgatou a aura palmeirense sul-americana. No jogo de hoje, haverá faixas alviverdes por todo o Pacaembu, além de bexigas e novas bandeiras gigantes.
"Eu mostro aos jogadores, mostro o quanto nosso torcedor tem esperança no confronto de quarta [hoje]. Mostro o quanto eles esperam, o quanto os palmeirenses do Brasil todo, e alguns pelo mundo, esperam a possibilidade de chegar à decisão", disse Scolari anteontem.
Segundo Brito, mais números mostram o tamanho da euforia palmeirense.
"Em um mês, as visitas ao nosso site oficial aumentaram quase 80%. Nos últimos três dias, tivemos um crescimento de 300% nos acessos ao site do programa de sócio- -torcedor", disse o marqueteiro. "Não é só o Felipão. Figuras como Valdivia e Kleber também ajudam, além da boa fase do time", declarou.
Segundo Brito, Scolari é o único técnico do país a ter três patrocinadores. "Antes dele, era só um patrocínio na camisa do treinador. Quando o Felipão chegou, fechamos com outras duas empresas."
Tanto Scolari como a diretoria já pensam em 2011.
"Foi importante vir ao Palmeiras agora, e não no começo do ano que vem. Já sei como funciona a organização do grupo, como reagem alguns jogadores, detalhes que eu só saberia superficialmente", declarou Scolari.
"Pretendemos usá-lo cada vez mais no site, associar todas as nossas ações à marca Felipão. É um casamento perfeito. Você vê os torcedores na rua empolgados, esperançosos", disse Brito.

PALMEIRAS
Deola; Márcio Araújo, Maurício Ramos, Danilo e Gabriel Silva; Edinho, Marcos Assunção, Tinga e Lincoln; Kleber e Luan
T.: Luiz Felipe Scolari

GOIÁS
Harlei; Ernando, Rafael Tolói e Marcão; Douglas, Amaral, Carlos Alberto, Marcelo Costa e Wellington Saci; Felipe e Rafael Moura
T.: Arthur Neto

Estádio: Pacaembu, em São Paulo
Horário: 21h50
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR)


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