São Paulo, Terça-feira, 25 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ ESPORTE - SAÚDE
Cuidados para quem corre vão além dos alongamentos

RODRIGO FRANÇA
da Reportagem Local

Fazer alongamentos depois dos exercícios e até evitar o uso do mesmo tênis dois dias seguidos. Esse tipo de recomendação -pouco praticada- passou a fazer parte da cartilha de médicos ortopedistas depois de recentes pesquisas nessa área nos Estados Unidos.
"Todo mundo sabe da importância de fazer alongamento antes de fazer exercícios, mas poucos conhecem a necessidade de se alongar depois do exercício", alerta Wanderlei de Oliveira, consultor de fisiologia e medicina esportiva do Pão de Açúcar.
Veja nas fotos ao lado como fazer um bom alongamento. Os especialistas recomendam que o "atleta" gaste cerca de 15 minutos -antes e depois da prática- com os alongamentos.
Além de evitar contusões, um alongamento depois do exercício ajuda a circulação da pessoa voltar ao ritmo adequado.
Outra prática bastante inusitada recomendada por especialistas é evitar o uso do mesmo tênis em dois dias seguidos. Isso vale principalmente para quem corre em ruas asfaltadas, tipo de chão que é extremamente duro.
Isso porque os tênis de corrida possuem uma borracha flexível, que fica "prensada" depois de um uso intensivo e desgastante -como numa corrida de cinco quilômetros, por exemplo. Ocorre que, na maioria dos modelos, essa borracha leva mais de 24 horas para voltar à sua posição normal.
Assim, se o atleta volta a usar esse tênis com a borracha ainda prensada, ele não terá uma sola que absorva os impactos -aumentando o risco de lesão.
"Pode parecer ridículo, mas é esse tipo de detalhe que determina os riscos de lesões", diz.

TÍBIA
É bastante comum, para pessoas que começam a praticar corrida, sentir dores na canela -a região onde fica a tíbia. Mas, se a dor persistir por muito tempo, o melhor é mesmo procurar um ortopedista. Se não tratar logo do problema, é possível que a dor se torne até crônica.

DESCIDAS
O cuidado para evitar lesões deve ser redobrado quando o atleta encara descidas, pois a pressão do peso do corpo é potencializada pela ação da gravidade. Os riscos maiores são no joelho. Por isso, recomendam os especialistas, diminua o ritmo nessas ocasiões.


Texto Anterior: Basquete - Melchiades Filho: A fronteira final
Próximo Texto: Futebol - José Roberto Torero: A era da certeza
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.