São Paulo, sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Recordistas duelam pela Copa SP

Rio Branco tenta ser hoje o campeão mais goleador dos últimos 30 anos, e Figueirense, o menos vazado

PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Os finalistas da edição 2008 da Copa São Paulo de juniores não são badalados como todos os grandes clubes do país, que ficaram pelo caminho.
Mas hoje, às 10h, no estádio do Nacional, quando entrarem em campo para decidirem o título que nunca ganharam, Rio Branco e Figueirense têm a chance de fazer história.
Os paulistas, pela facilidade em fazer gols. Os catarinenses, pela competência em evitar os tentos dos adversários.
O Rio Branco tem a chance de ser o campeão com o melhor ataque em 30 anos -antes disso, a "Copinha" quase sempre era um torneio curto, com menos de quatro jogos.
Já o Figueirense, se levar a taça sem ser vazado, será o campeão com a defesa mais eficiente nesse mesmo período.
Em sete jogos, o Rio Branco balançou a rede 26 vezes, média de 3,71 por partida. De 1978 para cá, o campeão da Copa São Paulo com o melhor ataque foi a Portuguesa de Dener, em 1991, com 3,55 gols por partida.
Também em sete partidas, o Figueirense teve sua meta vazada só três vezes. Isso dá uma média de 0,43 por partida, marca obtida por cinco campeões da "Copinha" nos últimos 30 anos. Se sua meta mais uma vez ficar intacta nesta manhã, a equipe de Florianópolis terá então uma média de 0,37, isolando-se como a melhor retaguarda de um campeão da competição nesse período.
"O ataque foi o que fez a diferença. Temos muitos jogadores técnicos, de habilidade. Foi dar liberdade a eles que os gols apareceram", diz Marcos Sartore, técnico do Rio Branco.
"A defesa sólida é o nosso ponto forte", diz Erasmo Damiani, coordenador das divisões de base do Figueirense, que não hesita em apontar o destaque da sua equipe. "O goleiro Gustavo é uma grande promessa", aposta ele.
Hoje, o Figueirense terá que tomar cuidado com muitos jogadores do time adversário. O Rio Branco é goleador sem depender demasiadamente de um só atleta -nada menos que 11 balançaram as redes. "Não vamos mudar nossas características. Vamos partir para cima", promete Sartore.


NA TV - Rio Branco x Figueirense
Sportv, ESPN Brasil e Rede Vida, ao vivo, às 10h



Texto Anterior: Windsurfe: Dora Bria será homenageada com nome de logradouro
Próximo Texto: Estatística: Média de gols cai 12% em 2008
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.