São Paulo, domingo, 25 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atlético desafia maior campeão da Copa SP

Corinthians tenta impedir 1º título do Paraná

GIULLIANA BIANCONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Para o Corinthians, a conquista do título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que a equipe busca hoje, às 11h, diante do Atlético-PR, no Pacaembu, será uma prova da sua supremacia na tradicional competição, já que acumula seis títulos no campeonato.
É o recordista de troféus da Copinha, seguido pelo Fluminense, que ostenta cinco.
O outro finalista desta 40ª edição do torneio, entretanto, pode inserir o nome de seu Estado entre os vencedores do mais antigo interclubes das categorias de base do futebol brasileiro, que começou a ser disputado em 1969.
Um contraste com o Estado de São Paulo, que, em 39 edições, viu as suas equipes vencerem em 23 ocasiões.
Apesar da imensa desvantagem no histórico da Copinha, o Atlético-PR não se considera um azarão na decisão.
"No começo, as outras equipes não nos viam como uma ameaça, mas fomos crescendo e estamos aqui porque realmente merecemos", afirmou o técnico Marcos Santos.
Invicto, assim como o rival de hoje, o Atlético-PR frustrou as expectativas daqueles que esperavam um clássico paulista nesta final. Anteontem, eliminou o São Paulo, mesmo tendo enfrentado um adversário muito mais articulado em campo.
Para a sua primeira decisão de Copa SP, o Atlético aposta na rapidez do atacante Patrick, um dos destaques nesta campanha ao lado do goleiro Santos, que, na semifinal, pegou no fim da partida um pênalti.
Patrick destaca que, apesar de a equipe não ter tido um bom desempenho no Brasileiro sub-20, o time sabia que tinha potencial. "Nosso entrosamento é excelente, era somente uma questão de detalhes."
Confiantes, os paranaenses encontrarão um Corinthians sedento por vitória, já que, acostumado a vencer a Copa São Paulo, não ergue o troféu do torneio desde 2005.
O treinador Adaílton Ladeira tem dois trunfos para buscar a sétima taça do time alvinegro.
O primeiro é o "fator casa". No estádio do Pacaembu, terá a torcida em peso a seu favor.
O segundo é o camisa 7 do grupo. O atacante Marcelinho, que já vê pipocarem comparações com o ídolo corintiano Marcelinho Carioca, apesar de atuar em posição diferente da que ele jogava, tem brilhado.
Não apenas balança as redes rivais, como o faz com dribles e efeitos na bola. Foi o responsável, inclusive, pelo gol de empate com o Avaí, nas semifinais, que permitiu ao Corinthians chegar à sua 14ª final na Copinha após a disputa de pênaltis. Com seis tentos, Marcelinho é o principal artilheiro da equipe.


NA TV - Corinthians x Atlético-PR
Globo, ESPN Brasil, Sportv e Rede Vida, ao vivo, às 11h



Texto Anterior: "Certeza de gol", Kléber Pereira vira preocupação para o Santos
Próximo Texto: Sub-20: Brasil enfrenta Chile de olho em vaga
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.