São Paulo, domingo, 25 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Certeza de gol", Kléber Pereira vira preocupação para o Santos

Artilheiro ameaça sair, e clube, que pega o Noroeste, cobrar multa rescisória

CAROLINA ARAÚJO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Santos, que hoje tenta a segunda vitória no Campeonato Paulista, ante o Noroeste, realizou apenas dois jogos na temporada. Mas, apesar do pouco tempo, já ficou clara a dependência do time em relação a seu artilheiro, Kléber Pereira, como no ano passado.
Única referência no ataque até que Roni recupere a boa forma e Bolaños regularize seu visto e esteja em condições físicas para estrear, o jogador de 33 anos foi autor de todos os gols da equipe na temporada.
Além disso, de acordo com o Datafolha, na vitória por 2 a 0 sobre o Guaratinguetá, das 6 finalizações certas da equipe, 4 saíram dos pés do camisa 9.
O problema é que Kléber Pereira já declarou, mais de uma vez, que estuda três propostas para jogar no futebol árabe.
Para demovê-lo da ideia, a diretoria afirmou que pretende prorrogar seu contrato. que vence no final do ano, e aumentar o salário do jogador. Ameaça até cobrar a multa rescisória, que diz ser de US$ 70 milhões, se o atacante sair do clube.
"As propostas ainda não foram oficializadas, mas faremos todos os esforços para que ele não saia. Para o clube, Kléber é jogador fundamental", afirmou o gerente de futebol do Santos, Ocimar Bolicenho.
No esquema desenhado pelo técnico Márcio Fernandes, a presença do atacante é importante. Em 2009, Kléber Pereira já fez quatro gols: dois no amistoso contra a Portuguesa Santista, no último domingo, e dois contra o Guaratinguetá, na estreia da equipe no Campeonato Paulista, na quinta-feira.
"Kléber Pereira é a certeza do gol", afirmou o comandante santista, depois da última vitória, na Vila Belmiro.
E o bom início do artilheiro na temporada está diretamente relacionado ao esquema tático armado pelo treinador.
Neste ano, como na temporada passada, o time permanece atuando no 4-4-2. Porém, em 2008, a equipe jogava com três volantes (Roberto Brum, Rodrigo Souto e Bida) e somente um meia armador (Molina).
Mesmo com o péssimo desempenho do Santos no Brasileiro-2008, Kléber Pereira foi artilheiro do campeonato, com 21 gols, juntamente com Washington, hoje no São Paulo, e Keirrison, atual camisa 9 do Palmeiras. O santista ainda marcou 13 no Paulista e seis na Libertadores, outras competições em que o Santos falhou.
Já no esquema de 2009, Brum e Souto permaneceram, mas Bida e Molina deram lugar a dois meias ofensivos, os reforços Madson e Lúcio Flávio.
Durante os treinos, as mudanças agradaram ao goleador. "O time está mais leve, o que facilita bastante para mim. Chego ao gol com mais facilidade", afirmou Kléber Pereira.
Para o técnico, a alteração aumenta a eficiência do ataque alvinegro. "Jogar com dois meias é o esquema que eu aprendi a jogar. Criamos mais, temos jogadas que não tínhamos. Mas os jogadores vão ter que mostrar que a equipe fica mais equilibrada dessa forma."
Para enfrentar o Noroeste, Fernandes deve escalar a mesma equipe estreou no Estadual.
E, se o Santos espera manter seu poder ofensivo, o Noroeste, que começou o Estadual com derrota -para o Paulista, um 2 a 0 em Jundiaí-, deve entrar em campo com três volantes.
No setor ofensivo, o atacante Diego, que não agradou no primeiro jogo, deve ser substituído hoje por Léo Mineiro.
Além do atacante, o técnico Ruy Scarpino declarou que vai barrar outros jogadores que não atuaram bem na partida de estreia. A escalação, entretanto, só será definida momentos antes do confronto, em Bauru.


NA TV - Noroeste x Santos
Sportv, ao vivo, às 19h10



Texto Anterior: Paulo Vinicius Coelho: O cheque e o economista
Próximo Texto: Atlético desafia maior campeão da Copa SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.