São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo propõe impedir entrada de estrangeiros

DA REPORTAGEM LOCAL

O crescimento do número de atletas estrangeiros no esporte alemão levou o Ministério do Interior da Alemanha a propor uma atitude radical e polêmica.
O órgão do governo apresentou uma série de medidas para as confederações esportivas do país que proíba os atletas que não fazem parte da Comunidade Européia de participar profissionalmente de competições abaixo da divisão principal.
Caso as propostas sejam aceitas, o órgão acredita que, com isso, os jovens talentos sejam incentivados a competir nas diversas modalidades esportivas do país.
Assim, crê-se que o esporte alemão passaria por um processo de renovação que atualmente estaria sufocado pelo atleta estrangeiro.
Ao mesmo tempo, porém, as medidas implicariam em uma privação do direito de trabalho do estrangeiro, que inclusive ficaria impedido de fixar residência no país.
No futebol, a adoção de tais medidas traria problemas para grande parte dos clubes, que dependem excessivamente do jogador estrangeiro em seus times.
A dependência é tanta que a Federação de Futebol Alemã já se mobilizou para evitar que as medidas sejam praticadas no futebol.
"Estamos pedindo uma revisão e isenção especial para a segunda divisão e para as ligas regionais", disse o vice-presidente da federação, Hans-Georg Moldenhauer.
Enquanto o futebol tenta impedir o veto ao estrangeiro, o ministério afirma que a decisão foi tomada em conjunto com os Estados alemães. "Foi a vontade política dos Estados", disse o porta-voz do órgão, Gabi Holtrup.


Com as agências internacionais


Texto Anterior: Futebol: Alemanha tenta conter racismo e velhice
Próximo Texto: Geração do tri termina com vexame
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.