São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil de Leão terá maratona de jogos

DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de três meses e meio de folga, a seleção brasileira começa nesta semana a temporada 2001 com uma maratona de jogos programada. Até o final de julho, a equipe do técnico Emerson Leão pode fazer até 11 partidas -média de 2,2 jogos por mês.
O primeiro jogo deste ano será o amistoso contra os EUA, sábado, na Califórnia. Em seguida, os brasileiros vão ao México, dia 7, para enfrentar a seleção mexicana.
Serão dois amistosos, três jogos pelas eliminatórias da Copa de 2002 e mais seis pela Copa América (caso fique entre as quatro primeiras colocadas), torneio que será disputado na Colômbia.
Em todo o ano passado, a seleção principal do Brasil fez 14 partidas. Dez delas foram oficiais, e as outras quatro, amistosas. O Brasil venceu nove jogos, empatou outros três e perdeu duas vezes.
Em 2000, a seleção jogou, em média, 1,2 partida por mês -pouco mais da metade do que pode alcançar até o final da Copa América, dia 29 de julho.
A idéia de manter a seleção "ocupada" foi do próprio técnico Leão. Para evitar que o time ficasse quase quatro meses no ócio, o treinador pediu, em novembro passado, que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) marcasse pelo menos dois amistosos para entrosar a equipe antes do primeiro jogo oficial do ano.
"Toda vez que houver a possibilidade, vamos marcar esses amistosos", disse Leão, à época. "Mesmo depois que começar as eliminatórias, vou continuar tentando. Temos uma competição importante em julho, e quanto mais jogarmos, melhor."
Leão também já está planejando a agenda da seleção para 2002 visando a disputa da Copa do Mundo. A idéia do treinador é a de que o calendário do futebol brasileiro reserve uma semana por mês para os amistosos do Brasil.
"Seria uma forma de não prejudicar tanto os clubes, que não teriam que atuar desfalcados de seus jogadores nessas semanas", declarou o técnico Leão.
Também faz parte dos planos do técnico uma política de bom relacionamento com os clubes europeus. Na sua primeira convocação deste ano, Leão agradou a Barcelona e Real Madrid deixando de chamar o meia-atacante Rivaldo e o lateral-esquerdo Roberto Carlos para os dois primeiros amistosos da seleção.
Real e Barcelona fazem o clássico do Espanhol no dia da primeira partida do Brasil em 2001.
A seleção faz o seu primeiro jogo pelas eliminatórias, neste ano, em Quito, dia 27, contra o Equador. Será a 11ª partida da seleção pela competição. A equipe está em segundo lugar, atrás da Argentina -os quatro primeiros vão à Copa, e o quinto ainda disputa uma repescagem.
O time nacional terá, então, quase um mês de inatividade. Só vai voltar a campo em 25 de abril, contra o Peru, no Morumbi, também pelas eliminatórias.
Em Montevidéu, em 1º de julho, a seleção brasileira enfrenta o Uruguai. Será a última partida do Brasil antes da estréia na Copa América, em 12 de julho.


Texto Anterior: Geração do tri termina com vexame
Próximo Texto: Panorâmica - Justiça condena Maradona por agressão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.