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AUTOMOBILISMO
Entidade teme que as escuderias queiram antecipar inovações
FIA vai apertar cerco contra times
DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS
A FIA (entidade máxima do automobilismo) vai apertar o cerco
contra as equipes da F-1 nas quatro primeiras etapas da temporada. O objetivo é impedir que os times antecipem, por conta própria, a adoção dos dispositivos
eletrônicos liberados anteontem.
Na sexta-feira, o Conselho
Mundial da entidade cedeu à
pressão das equipes e permitiu a
volta de uma série de itens que estavam proibidos desde o final de
1993, entre eles o câmbio automático e o controle de tração.
Segundo comunicado da FIA,
porém, o novo regulamento passa
a valer apenas a partir do GP da
Espanha, quinta etapa do Mundial, no dia 29 de abril. A temporada começa no próximo domingo, em Melbourne, na Austrália.
Entre as sugestões dos chefes de
equipe, a FIA vetou apenas o retorno da suspensão ativa e adoção
de freios independentes controlados por computador, além de um
sistema para que os carros detectassem o sinal de largada.
Com a volta do controle de tração, na verdade, a entidade se rendeu às evidências. Nos últimos
dois anos, por exemplo, frequentemente surgiram suspeitas de
que o sistema estivesse sendo usado por algumas equipes.
Em 1999, o inglês Max Mosley,
presidente da FIA, chegou a dizer,
durante uma entrevista coletiva
em Imola (ITA), que "duas equipes estavam trapaceando".
E, no Mundial do ano passado,
houve suspeitas de irregularidades na vitória do finlandês Mika
Hakkinen no GP da Áustria.
Os fiscais da FIA constataram
que faltava um lacre obrigatório
na central eletrônica do seu carro.
A FIA decidiu multar a McLaren
em US$ 50 mil e retirou os pontos
da equipe. Hakkinen, porém,
conservou sua pontuação.
Resultado direto dessa novidade, muitas equipes passarão a testar versões híbridas dos carros
nesta semana, enquanto seus modelos 2001 estarão sendo montados nos boxes de Melbourne.
A Ferrari deve treinar com Luca
Badoer no circuito de Fiorano.
Um de seus principais técnicos,
Ignazio Lunetta, já assumiu a função de monitorar o funcionamento de todos esses dispositivos.
McLaren, Jordan e Williams
ainda não divulgaram suas escalas de treinos, mas possivelmente
também devem testar durante esta semana. De certo, por enquanto, está o fim da folga de alguns pilotos que iriam ficar na Ásia entre
a prova da próxima semana e a segunda etapa do campeonato, o
GP da Malásia, no dia 18.
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