São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 2001

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AUTOMOBILISMO

Entidade teme que as escuderias queiram antecipar inovações

FIA vai apertar cerco contra times

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A FIA (entidade máxima do automobilismo) vai apertar o cerco contra as equipes da F-1 nas quatro primeiras etapas da temporada. O objetivo é impedir que os times antecipem, por conta própria, a adoção dos dispositivos eletrônicos liberados anteontem.
Na sexta-feira, o Conselho Mundial da entidade cedeu à pressão das equipes e permitiu a volta de uma série de itens que estavam proibidos desde o final de 1993, entre eles o câmbio automático e o controle de tração.
Segundo comunicado da FIA, porém, o novo regulamento passa a valer apenas a partir do GP da Espanha, quinta etapa do Mundial, no dia 29 de abril. A temporada começa no próximo domingo, em Melbourne, na Austrália.
Entre as sugestões dos chefes de equipe, a FIA vetou apenas o retorno da suspensão ativa e adoção de freios independentes controlados por computador, além de um sistema para que os carros detectassem o sinal de largada.
Com a volta do controle de tração, na verdade, a entidade se rendeu às evidências. Nos últimos dois anos, por exemplo, frequentemente surgiram suspeitas de que o sistema estivesse sendo usado por algumas equipes.
Em 1999, o inglês Max Mosley, presidente da FIA, chegou a dizer, durante uma entrevista coletiva em Imola (ITA), que "duas equipes estavam trapaceando".
E, no Mundial do ano passado, houve suspeitas de irregularidades na vitória do finlandês Mika Hakkinen no GP da Áustria.
Os fiscais da FIA constataram que faltava um lacre obrigatório na central eletrônica do seu carro. A FIA decidiu multar a McLaren em US$ 50 mil e retirou os pontos da equipe. Hakkinen, porém, conservou sua pontuação.
Resultado direto dessa novidade, muitas equipes passarão a testar versões híbridas dos carros nesta semana, enquanto seus modelos 2001 estarão sendo montados nos boxes de Melbourne.
A Ferrari deve treinar com Luca Badoer no circuito de Fiorano. Um de seus principais técnicos, Ignazio Lunetta, já assumiu a função de monitorar o funcionamento de todos esses dispositivos.
McLaren, Jordan e Williams ainda não divulgaram suas escalas de treinos, mas possivelmente também devem testar durante esta semana. De certo, por enquanto, está o fim da folga de alguns pilotos que iriam ficar na Ásia entre a prova da próxima semana e a segunda etapa do campeonato, o GP da Malásia, no dia 18.


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