São Paulo, quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clubes criam concorrente para o Pan de 2011

Torneio continental será disputado no mês de fevereiro, em Montevidéu

Atletas de alto rendimento das agremiações estarão desobrigados de vestir as marcas oficiais do COB, uma antiga reivindicação

EDUARDO OHATA
JOSÉ EDUARDO MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

Os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara-2011 ganharam um concorrente. A Opadec (Organização Pan-Americana de Clubes) organizará um campeonato continental em fevereiro do próximo ano, em Montevidéu, no Uruguai.
Denominado Pan-Americano de Clubes, o torneio será oficialmente apresentado em Porto Alegre, no dia 26 de março, na sede da Sogipa. O evento deve contar com a presença de autoridades uruguaias e brasileiras, como o ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., que já foi convidado formalmente.
A ideia da organização é que o Pan-Americano "genérico" seja realizado a cada dois anos, sendo a segunda edição em 2013, em Miami, e a terceira em 2015, no Rio de Janeiro.
No Pan alternativo, os países serão representados pelos clubes, sendo que, em cada modalidade, cada nação poderá inscrever quatro agremiações.
Por exemplo, no judô, a equipe feminina do Brasil poderá ser formada pela Sogipa, clube campeão do Grand Prix nacional de 2009, e o time masculino ser composto por atletas do Pinheiros, como Tiago Camilo.
"Estamos empolgados com o torneio. A ideia vem ao encontro do desejo dos clubes. Eles poderão, por exemplo, colocar seus atletas para competir com seus uniformes, sendo essa uma reivindicação antiga dos clubes", disse Arialdo Boscoli, presidente da CBC (Confederação Brasileira de Clubes).
No modelo institucionalizado pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), nas competições internacionais, como Olimpíadas e Jogos Pan-Americanos, os atletas competem com os uniformes definidos pelo comitê de cada nação.
No Brasil, por exemplo, os esportistas foram obrigados a utilizar os uniformes da Olympikus, fornecedora oficial do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), em todas as últimas competições internacionais.
O assunto já rendeu polêmica até entre as confederações, que chegaram a solicitar a utilização de uniformes de outros fornecedores, como aconteceu com o futebol nos últimos Jogos Olímpicos, em Pequim-08.
Mesmo sem contar com a participação do COB e com um sistema de disputa bem diferenciado, a organização não considera a competição como uma provocação à entidade.
"Queremos até contar com a presença de membros do COB no evento de apresentação", afirmou Boscoli, da CBC.
Clubes de seis países participarão dessa edição inaugural do Pan de clubes: Argentina, EUA, Paraguai, Peru, Uruguai e Brasil. Há um trabalho de bastidores para que também sejam incluídas a República Dominicana e a Costa Rica.
A última competição da Odepa, os Jogos do Rio de Janeiro, em 2007, contou com 5.633 atletas de 42 países.
"Será uma ótima oportunidade para colocarmos mais os nossos atletas em ação. Afinal, não há tantos campeonatos por aqui", completou Sérgio Bruno Zech Coelho, presidente do Minas Tênis Clube e do Confao (Conselho dos Clubes Formadores de Atletas Olímpicos).
Ao serem contatados pela reportagem, dirigentes da Organização Desportiva Pan-Americana declararam não ter informação sobre a competição. Mostraram-se curiosos e explicaram que, antes de emitir comentários, teriam, em primeiro lugar, de saber o que seria o Pan-Americano de Clubes.


Texto Anterior: Vistoria: Dunga visita QG brasileiro
Próximo Texto: Meta é bater Rio-2007 em participantes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.