São Paulo, domingo, 25 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Faltam 808 para o "Lulinha mil"

Artilheiro do sub-17 não atuou ainda no time principal do Corinthians, mas tem ao menos 192 gols

Sensação no Sul-Americano juvenil no Equador, meia-atacante pode ser campeão hoje e ampliar sua lista de tentos em torneios de base

DA REPORTAGEM LOCAL

Pelas contas de Romário, faltam só 808 gols para Lulinha, 16, chegar ao seu milésimo.
""Lulinha sempre fez muitos gols. Ele não é aquele meia antigo, ele é meia-atacante. Desde os dez anos, brilhava, e contra jogadores de 14 anos. O Willian [meia do time principal do Corinthians] é muito bom, mas o Lulinha é a maior promessa que já vi", diz Edson Rocco, técnico das divisões de base do Corinthians que ""descobriu" o já badalado jogador para o clube.
Se você não sabe ainda quem é Lulinha, trata-se do artilheiro e melhor jogador do Sul-Americano sub-17, que está sendo jogado no Equador. Um empate hoje contra os donos da casa ou até mesmo uma derrota com combinação de resultados dá o título para o país e para a mais nova revelação corintiana.
""Ele começou no futsal e chegou ao Corinthians em 2000 já disputando competições sub-10, como chamamos aqui, da associação paulista. E foi marcando muitos gols em todas as categorias até hoje", diz Hugo Machado, supervisor das divisões de base do Corinthians.
A lista de Lulinha que a Folha mostra, tendo como fontes maiores Corinthians e federação paulista, levou alguns dias para sair, mas impressiona.
Além dos 11 gols no atual Sul-Americano sub-17, Lulinha, que se chama Luiz Marcelo, fez neste ano três gols na Copa São Paulo júnior. Em 2006, foi artilheiro do Paulista juvenil com 27 gols, anotou oito na Copa Promissão e outros quatro em tradicional torneio no Japão.
Em 2005, também marcou quatro gols nessa disputa na Ásia, anotou mais 12 na fase qualificatória da competição internacional e fez 18 gols no Paulista sub-15 e mais quatro na fase nacional da Nike Premier Cup, um Mundial infantil não-oficial. Nos quatro anos anteriores, marcou em média 22,5 gols por temporada.
""Eu não tenho as contas, até pensei em fazer isso. Mas os números são mais ou menos esses. O Lulinha começou a jogar com cinco anos. Se contar gols do futsal, deve estar com 400 ou 500", fala Vanderlei Macedo dos Reis, 40, pai do atleta.
Pelas contas do levantamento da carreira de Lulinha feito pela Folha, bem mais minucioso do que o feito com Alexandre Pato (por falta de dados), o corintiano tem 192 gols -Romário tem apenas 40% disso como amador em sua polêmica lista com 998 tentos.
Leão, o técnico do time principal do Corinthians, já disse que não planeja contar com a sensação juvenil neste ano em seu elenco. O jogador, cujo contrato com o clube paulista vai até 2009, é empresariado por Wagner Ribeiro, agente que contribuiu para as vendas de Kaká e Robinho para a Europa.
""No ano passado, chegou uma proposta do Real Madrid por ele. Também teve time do Japão interessado no Lulinha. Mas nós não pensamos em dinheiro assim", diz Vanderlei, que fala com orgulho do apartamento e do carro que recebeu com as luvas que Lulinha ganhou pelo seu atual contrato.
O craque tem como ídolos Zidane e Ronaldinho. ""Gostaria de jogar com ele no Barcelona", disse ao site da Conmebol, que o chama de ""presidente" do gol (por consagrar na bola o nome do presidente Lula).
Lulinha deve ser a estrela no Pan-2007, quando a seleção sub-17 atuará, e no Mundial da categoria, na Coréia, no segundo semestre. (RODRIGO BUENO)


NA TV - Equador x Brasil ESPN Brasil e TV Esporte Interativo, ao vivo, às 18h


Texto Anterior: Fifa: Blatter afirma que futebol está doente
Próximo Texto: [+]foco: Maracanã perde placa do milésimo gol de Pelé e quer homenagear Romário
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.