São Paulo, domingo, 25 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

[+]foco

Maracanã perde placa do milésimo gol de Pelé e quer homenagear Romário

SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

No palco em que Romário vai tentar marcar hoje seu milésimo gol, parte da memória do histórico tento de Pelé desapareceu do Maracanã.
A placa em homenagem ao gol mil de Pelé não está mais no vestiário do estádio, onde foi descerrada pelo ex-atleta logo após o lendário jogo de 19 de novembro de 1969.
""Vocês sabem como custou chegar a isto", disse Pelé, emocionado, no festivo vestiário do Santos naquela noite, após descortinar a chapa.
O desaparecimento da histórica placa é uma incógnita até para os administradores do estádio. Anteontem, a assessoria de imprensa da Suderj (Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro), órgão do governo do RJ que administra o Maracanã, informou que a chapa "não está no local há anos" e que não sabia do paradeiro.
Presidente da Suderj de 1999 até 2006, o deputado estadual Francisco de Carvalho (PMDB) confirmou o sumiço. ""Quando cheguei ao Maracanã, a placa já não estava lá. Até agora desconheço o paradeiro dela. Uns dizem que foi doada aos familiares do Pelé, mas nunca consegui confirmar."
O deputado disse que tentou ""corrigir o erro" ao colocar uma nova placa no estádio em homenagem ao feito de Pelé. A chapa é a maior do hall dos elevadores, uma das áreas mais nobres do Maracanã. "Fizemos a placa para manter vivo aquele momento."
Na chapa descerrada por Pelé em 16 de janeiro de 2000, os administradores do estádio gravaram: ""Nos 50 anos do Maracanã, a homenagem a uma das maiores emoções vividas por este estádio".
Assessores do Rei afirmaram que a placa não integra o acervo de Pelé. Todas as peças pertencem à Pelé Empreendimentos, uma das empresas do ex-atleta. Eles criticaram a desorganização do estádio. Procurado pela reportagem, Pelé não foi encontrado para comentar o sumiço da placa.
Apesar do fiasco histórico com Pelé, a Suderj pretende homenagear Romário hoje, caso ele marque o milésimo gol. Mas não divulgou como.
O vascaíno, cuja escalação está confirmada, precisa fazer dois gols hoje, no jogo das 18h10 contra o Flamengo, para chegar à marca histórica. A CBF anunciou que vai homenageá-lo com uma placa.
Apesar de tudo, o Maracanã não deve lotar. Até anteontem, as filas de torcedores nas bilheterias do estádio eram pequenas. O Vasco soma seis pontos na Taça Rio. O Flamengo tem três pontos.


Texto Anterior: Faltam 808 para o "Lulinha mil"
Próximo Texto: Polícia e Fla se preparam para a festa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.