São Paulo, sexta-feira, 25 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATLETISMO

Recordista usou hormônio

Montgomery admitiu doping, afirma jornal

DA REPORTAGEM LOCAL

Tim Montgomery, 29, admitiu, em depoimento à Justiça Federal dos EUA, que utilizou o hGH (hormônio de crescimento humano), uma substância proibida.
A audiência aconteceu em 6 de novembro. Nela, o velocista também teria dito que Barry Bonds, astro do beisebol, usava drogas para melhorar seu desempenho.
A informação foi veiculada ontem pelo diário "San Francisco Chronicle", que não esclareceu como obteve o documento, já que o processo é mantido sob sigilo.
"Ninguém pode legalmente ter cópia do depoimento de Tim. Por isso, não posso responder a essas acusações. Gostaria de vê-lo [o documento]", afirmou Cristina Arguedas, advogada do atleta.
A Justiça investiga as atividades do Balco, laboratório de Burlingame (Califórnia) que produzia o esteróide anabólico THG, detectado pela primeira vez em 2003.
O inquérito descobriu conexões entre a empresa e algumas estrelas norte-americanas, entre as quais Montgomery e sua mulher, Marion Jones, dona de cinco medalhas nos Jogos de Sydney-00.
Em seu depoimento, o velocista também teria dito que, a partir de 2001, Victor Conte, proprietário do Balco, deu-lhe doses semanais de hGH e uma outra droga, que chamou de "poção mágica".
O velocista disse que essa substância não era ilegal, mas sabia que o hormônio de crescimento era proibido. No ano seguinte, ele bateu o recorde mundial dos 100 m ao conseguir o tempo de 9s78.
Anteontem, foi divulgado que a Usada (a agência antidoping dos EUA) já enviou carta a quatro atletas -Montgomery, Michelle Collins, Alvin Harrison e Chryste Gaines- com a intenção de expulsá-los do esporte. Todos podem recorrer à Corte de Arbitragem do Esporte, na Suíça.
A Usada teria provas suficientes para acusar Montgomery de usar vários tipos de esteróides anabólicos, além de EPO e insulina, substâncias banidas pelo Código Mundial Antidoping. O velocista irá depor à agência na segunda.


Texto Anterior: Basquete: Baby é 8ª escolha do "draft" da NBA
Próximo Texto: Olimpíada: Pequim-08 tem desvio de US$ 15,8 milhões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.