São Paulo, sexta-feira, 25 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE

Pivô brasileiro é selecionado pelo Toronto, único time canadense na liga

Baby é 8ª escolha do "draft" da NBA

DA REPORTAGEM LOCAL

O pivô Rafael Araújo, 23, o Baby, surpreendeu no "draft" (seleção de calouros) da NBA.
Cotado para ser selecionado entre a 12ª e a 20ª posição, Baby, de 2,10 m, foi o oitavo nome a ser anunciado por David Stern, o homem forte da liga norte-americana, ontem à noite, em Nova York.
"Tinha confiança de que poderia ser escolhido na primeira rodada, mas ser o oitavo é um grande orgulho, para mim e para o meu país", disse Baby. Se não for negociado pelo Toronto, que o selecionou, ele será o primeiro brasileiro a atuar por um time canadense na NBA. O Toronto, aliás, é a única equipe do Canadá entre as 30 que hoje compõem a liga.
O ala-pivô Anderson Varejão, 21 e 2,07 m, o outro brasileiro no "draft", foi a primeira escolha da segunda rodada (30ª no geral). O Orlando, seu time agora, teve a pior campanha de 2003/2004.
Baby e Anderson, mais Nenê, ala-pivô do Denver e pioneiro do Brasil na liga (foi o sétimo selecionado em 2002), Leandrinho (armador do Phoenix) e Alex (ala do New Orleans) formarão a "seleção" brasileira no principal campeonato de basquete do planeta.
Entre os 15 primeiros selecionados ontem, Baby -que em sua última temporada pela Universidade de Brigham Young teve médias de 18,4 pontos e 10,1 rebotes por partida- é o mais velho. Dos outros 14, seis têm apenas 18 anos, dois estão com 19, e os seis restantes, na faixa entre 20 e 22.
Um dos teens com 18 anos foi o top da lista: o ala Dwight Howard, que em seu último ano na Academia Cristã do Sudoeste de Atlanta teve médias por jogo de 25 pontos, 18 rebotes e 8 tocos. Ele será colega de Anderson no Orlando.
Howard salta do ensino médio direto para o basquete profissional, algo cada vez mais comum nos EUA. LeBron James, então 18, foi a primeira escolha do "draft" do ano passado, pelo Cleveland.
O ala-pivô Emeka Okafor, 21, que era o favorito para encabeçar a seleção de novatos, foi a segunda opção. Estará à disposição de Charlotte, cidade que na próxima temporada reaparece na NBA.


Com as agências internacionais

Texto Anterior: O personagem: Pamela Anderson patrocina ginasta que tentará vaga
Próximo Texto: Atletismo: Montgomery admitiu doping, afirma jornal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.