São Paulo, quinta-feira, 25 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Espanha cai ante os EUA e perde sua série invicta

DA REPORTAGEM LOCAL

A Espanha perdeu ontem uma invencibilidade de 35 partidas. Viu o fim de uma série recorde de 15 vitórias consecutivas. E tudo isso contra os EUA, que perderam na fase de grupos da Copa dos Campeões para Brasil e Itália. Com o resultado, os norte-americanos vão decidir o torneio no domingo.
Foi a primeira derrota do técnico Vicente del Bosque à frente da Espanha, que ganhou a Eurocopa com Luis Aragonés no comando. Ontem, dos principais jogadores espanhóis, apenas Iniesta não estava em campo -para se recuperar de uma lesão, não foi à África.
Se não perdesse ontem, a Espanha seria sozinha a dona da maior série invicta entre seleções. O Brasil já ficou 35 jogos sem perder nos anos 90.
Del Bosque manteve ontem a formação que goleou a Nova Zelândia na estreia, apenas trocando Albiol, que deve acertar com o Real Madrid (por 15 milhões), por Piqué na zaga.
Altidore anotou o primeiro gol dos EUA, no primeiro tempo. Ele recebeu na entrada da área, livrou-se da marcação e bateu forte para vencer Casillas. O segundo gol, que saiu na etapa final, quando a Espanha pressionava, foi marcado por Dempsey, após terrível falha de Sergio Ramos, que ajeitou a bola na área para o adversário.
Os EUA jogaram boa parte do jogo na defesa, esperando os contra-ataques. Como conseguiram sair em vantagem relativamente cedo (27min do primeiro tempo), conseguiram se fechar e dificultar as ações espanholas. Os europeus, segundo a Fifa, finalizaram 29 vezes, contra nove dos americanos.
Dempsey, que deu o passe para o gol de Altidore, foi eleito pela organização o melhor jogador da partida. No final, os EUA ainda tiveram um jogador expulso: Michael Bradley, filho do técnico Bob Bradley, recebeu cartão vermelho por uma entrada violenta quando faltavam três minutos para o tempo regulamentar se esgotar.
O gol de Altidore foi o primeiro sofrido pela Espanha na competição. A ""Fúria" ficou 451 minutos sem levar gol. O último tinha sido contra a Turquia, nas eliminatórias. A Espanha, que iniciou como favorita, disputará o terceiro lugar.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: "Dona" da Copa tenta se creditar como time
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.