São Paulo, sexta-feira, 25 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Fantasma" de Scolari ronda rivais de hoje

DOS ENVIADOS A DURBAN

Os treinadores Dunga e Carlos Queiroz vão a campo hoje, às 15h30, no estádio Moses Mabhida, em Durban, carregando a mesma sombra: Luiz Felipe Scolari.
As trajetórias dos dois estão diretamente ligadas a Scolari. No caso do brasileiro, ele tenta resgatar o "espírito de seleção" alcançado em 2002 com a "família Scolari", que ganhou o pentacampeonato no Mundial da Coreia do Sul e do Japão.
Antes de Dunga ser contratado em 2006, Ricardo Teixeira sondou Scolari.
Agora, o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) voltou a sondar o treinador, que acertou por dois anos e meio com o Palmeiras. Ele é o nome preferido para substituir Dunga após o Mundial sul-africano e conduzir a seleção na Copa de 2014, no Brasil.
No caso de Queiroz, a sombra de Scolari é mais forte. Até hoje, o trabalho do técnico na seleção portuguesa é comparado com o do brasileiro. Queiroz reclama sistematicamente de que ainda há muitas "viúvas de Scolari" nos meios de comunicação do país que tentam minar seu trabalho.
Scolari levou Portugal ao vice-campeonato europeu em 2004 e às semifinais da última Copa do Mundo, em 2006, na Alemanha.
Após um começo cambaleante, dois anos atrás, Queiroz sofreu uma forte pressão, e o nome de Scolari voltou a ser bastante comentado em Portugal.
O atual treinador, porém, chegou à África do Sul com um retrospecto respeitável. São 17 jogos de invencibilidade contra seleções nacionais.
(EAR, MF, PC E SR)


Texto Anterior: Desabafo
Próximo Texto: Globo nega veto de Dunga a entrevista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.