São Paulo, sexta-feira, 25 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Copa, agora, também fala português

Mundial-2010 consolida o idioma como um dos oficiais do futebol

DOS ENVIADOS A DURBAN

O duelo Brasil x Portugal, hoje, também serve para mostrar e provar que a Copa do Mundo fala português.
Nas 18 edições anteriores do maior torneio do futebol mundial (realizado desde 1930), o idioma sempre ficou confinado ao campo, falado apenas por atletas e árbitros.
A Copa da África do Sul marca a consolidação do português como mais uma das línguas oficiais da bola. Todos os eventos oficiais, como entrevistas coletivas, pela primeira vez na história passam a ter tradução simultânea para o português.
Também pela primeira vez, uma empresa brasileira patrocina a Copa. A marca da produtora de alimentos Seara está em placas de publicidade nos estádios e inclusive em todo tipo de material promocional do campeonato.
Nas placas publicitárias nas arenas sul-africanas também aparece a marca Brahma, fabricada pela AmBev, cuja sede é em São Paulo
No final do ano passado, a Fifa lançou uma versão de seu site em português -já existia em inglês, francês, espanhol, alemão e árabe.
Em Portugal, houve quem reclamasse. "Termos como "Copa do Mundo", "torcida", "mídia" são tipicamente brasileiros. Ninguém em Portugal alguma vez falou, fala ou falará dessa maneira", protestou o leitor Carlos Moreira ao jornal "Público". "É uma vergonha que o Brasil se sobreponha dessa maneira."
A Copa de 2014, citada como justificativa pela entidade para lançar o site em português, será o ponto alto de uma sequência de campeonatos da Fifa em países que falam esse idioma.
A penúltima Eurocopa, em 2004, foi organizada por Portugal. A última Copa Africana de Nações ocorreu em Angola, neste ano. Daqui a três anos, o Brasil também será sede da Copa das Confederações. Só não vai receber a Copa América de 2011 porque repassou essa competição para a Argentina.

PRESENÇA EM CAMPO
Consolidado fora de campo, o português se mantém em alta nas quatro linhas.
A seleção brasileira está classificada para as oitavas de final. Portugal só cai com uma combinação improvável de resultados hoje.
Assim, Kaká e Cristiano Ronaldo, ganhadores do prêmio de melhor jogador do mundo em 2007 e 2008, devem continuar no Mundial.
Na primeira rodada, a sensação foi Gelson Fernandes, nascido em Cabo Verde, fluente em português, que, jogando pela Suíça, fez o gol que derrotou a Espanha.
A seleção norte-americana tem o carioca Benny Feilhaber, e no Japão está Marcus Tulio Tanaka. O técnico da Costa do Marfim, Sven-Göran Eriksson, fala português, assim como o atacante norte- -coreano Jong Tae-se, o "Rooney asiático".
(EDUARDO ARRUDA, MARTÍN FERNANDEZ, PAULO COBOS E SÉRGIO RANGEL)


Texto Anterior: Craque adolescente era abusado e chorão
Próximo Texto: Com forte presença lusitana, cidade homenageia navegadores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.