UOL


São Paulo, segunda-feira, 25 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Novo líder do Brasileiro pode sofrer com tabela, seleção e até tapetão

Santos ganha rodada antes de maratona de desafios

DA REPORTAGEM LOCAL

O Santos teve uma rodada dos sonhos neste fim de semana, mas alguns pesadelos podem atormentá-lo no caminho do título.
O novo líder do Campeonato Brasileiro derrotou o Flamengo por 2 a 1 na Vila Belmiro, anteontem, e viu seus principais concorrentes, Cruzeiro, São Paulo e Internacional, serem batidos.
O atual campeão brasileiro tem uma vantagem de dois pontos sobre o vice-líder na tabela. O único resultado da rodada que de fato não agradou aos santistas foi a vitória do Coritiba por 2 a 1 sobre o Figueirense. Mesmo assim, o time do técnico Leão tem cinco pontos de vantagem sobre o clube paranaense, o quarto colocado.
O favoritismo ao bicampeonato deve começar a ser ameaçado amanhã quando sai a convocação da seleção brasileira (só com jogadores que atuam no país). Com o início das eliminatórias da Copa, o Santos pode ver até quatro de seus titulares servindo a seleção principal ao longo deste semestre.
O meia Diego, o zagueiro Alex, o volante Renato e o atacante Robinho estão cotados para a seleção do técnico Carlos Alberto Parreira -o último, que chegou a ficar no banco do time, recuperou-se nas últimas partidas e pode ganhar nova chance na seleção.
Diego, que esteve para ser negociado com o Tottenham, da Inglaterra, é presença quase certa na convocação devido às últimas atuações (se destacou nas vitórias contra Paysandu e Flamengo e conduziu seu time à liderança).
O ponto que mais ameaça o Santos, porém, é a própria tabela do Brasileiro. O time é o único dos cinco primeiros colocados do Brasileiro que não teve nenhum confronto direto com "top five" no returno do campeonato.
Pior para o líder do Nacional, os quatro jogos vitais que virão pela frente acontecerão na casa do adversário. O Santos pega o Cruzeiro no Mineirão (20 de setembro), o Internacional no Beira-Rio (dia 27), o São Paulo no Morumbi (4 de outubro) e o Coritiba no estádio Couto Pereira (dia 25).
Outro fator que poder pesar contra o Santos é o carro Jerri. Város clubes do Nacional ainda estão tentando tirar pontos do clube paulista pelo uso irregular do meia Jerri em algumas partidas.
O Paysandu entra hoje ainda com pedido para ficar com os pontos de seu jogo contra o Santos. Até o final do campeonato ainda haveria a possibilidade de times tentarem na Justiça comum os pontos dos jogos com o Santos -o time poderia perder até dez.
O Fluminense, um dos interessados em pegar na Justiça pontos de partida contra o Santos, perdeu mais uma vez ontem no campo (2 a 0 para o Paraná), corre sério risco de ser rebaixado e ameaça lutar até o fim pela causa.
A presença do Santos na Libertadores-04, porém, parece segura. Mesmo que não consiga a vaga pelo Nacional, o time da Vila Belmiro deve ser indicado pela CBF para representar o país no nobre torneio sul-americano em 2004.
A idéia da CBF é dar vaga ao time brasileiro mais bem colocado na Libertadores, e o Santos foi vice-campeão neste ano.
O Santos ainda está na disputa da Copa Sul-Americana. Diferentemente de outros times nacionais, o Santos não acena com a chance de poupar atletas nesse torneio, o que poderia desgastar mais o elenco no Brasileiro.


Texto Anterior: Brasil completa seu melhor Mundial
Próximo Texto: Após amargar banco, Robinho ganha elogios
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.